Uma adolescente de 17 anos ficou ferida ao ser eletrocutada, na manhã desta sexta-feira (25), ao ser atingida por um fio elétrico enquanto embarcava em um ônibus que realiza o transporte de alunos da zona rural de Jacuípe, cidade do interior de Alagoas. Segundo equipes de saúde, ela teve queimaduras de 4º e 5º graus, além de múltiplos ferimentos.
A prefeitura da cidade informou que a vítima foi identificada como Micaele Monteiro, estudante da Escola Estadual Major Luiz Cavalcante. Segundo as informações levantadas pela assessoria de comunicação do município, ela ficou com cerca de 70% do corpo queimado.
A Prefeitura de Jacuípe informou ainda, por meio de nota, que o acidente aconteceu após o ônibus encostar em um fio de energia que estava abaixo da altura adequada, atingindo a estudante. O órgão disse também que já entrou em contato com a Equatorial para que os ajustes sejam feitos (confira a nota ao final do texto).
A reportagem entrou em contato com a Equatorial para saber se o fio estava realmente abaixo da altura devida e quais medidas estão sendo tomadas e foi informado que o caso está sendo apurado.
O g1 recebeu um vídeo que mostra Micaele desacordada, caída no chão, enquanto espera o socorro. Nele, é possível ver que a adolescente apresenta ferimentos próximo à virilha e no pescoço (veja acima).
O Departamento Estadual de Aviação (DEA) realizou o resgate aéreo da adolescente, que foi socorrida para a emergência do Hospital Regional do Norte (HRN) mas, devido a gravidade do quadro, ela precisou ser levada por uma aeronave para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Nota
A Prefeitura Municipal informa que, na manhã de hoje, uma descarga elétrica ocasionada pelo contato de um fio de energia, que estava abaixo da altura adequada, com um ônibus escolar, resultou em um incidente envolvendo uma estudante da rede estadual de ensino.
A estudante foi transferida pela Unidade Aérea de Transporte e, neste momento, encontra-se no Hospital Geral do Estado, sendo acompanhada por uma equipe médica especializada, que está prestando toda a assistência necessária.
A Prefeitura já entrou em contato com a empresa Equatorial, responsável pela rede elétrica, que se dirigiu ao local para realizar os ajustes necessários. As circunstâncias do ocorrido estão sendo apuradas, e todas as providências legais serão adotadas para que eventuais responsabilidades sejam devidamente atribuídas.
Estamos tomando as medidas cabíveis, junto aos órgãos competentes e oferecendo total apoio à estudante e a sua família neste momento delicado.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população, atuando com transparência e responsabilidade para que situações como essa não se repitam.