O governo de Alagoas decretou situação de emergência em cinco municípios do estado, afetados pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias (veja lista mais abaixo). O decreto vale por 181 dias. Nas últimas 24h, o número de pessoas que precisaram deixar suas casas devido às chuvas quadriplicou.
Segundo a secretária Kátia Born, da Assistência e Desenvolvimento Social, a assistência aos municípios vai acontecer por ordem de prioridade.
“Todas as pessoas desabrigadas terão o apoio do Estado. É ordem de prioridade, vamos começar por São Luís do Quitunde, que é o mais afetado, teve até pista fechada [por causa da chuva]”, disse.
A decisão é válida para os seguintes municípios:
- Passo de Camaragibe
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
- Rio Largo
- Coqueiro Seco
- Marechal Deodoro
Segundo o último boletim divulgado, nesta quinta-feira (21), pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o número de desabrigados e desalojados subiu de 722 para 3.170. O estado não registrou mortes por conta das chuvas.
Apesar disso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, também nesta quinta-feira, que o volume de chuvas no estado deve diminuir nos próximos dias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/J/8jZQ2wQL2SVrqGny1k1w/023.jpg)
Vice-governador, Ronaldo Lessa, assinou decreto de emergência em cidades de AL .
Fonte: G1