Na manhã desta quarta-feira (15), familiares e amigos foram ao Cemitério Parque das Flores, em Maceió, para dar o último adeus a Benedito de Lira, o Biu de Lira. O prefeito da Barra de São Miguel morreu na segunda-feira (14), aos 82 anos.
O velório aconteceu em uma manhã ensolarada e contou com a presença de vários políticos brasileiros. Presidente da Câmara dos Deputados e filho de Biu de Lira, Arthur Lira (PP) falou sobre os últimos momentos ao lado do pai.
“Ninguém estava preparado para o que aconteceu. No dia 28, ainda internado, ele chegou para mim e perguntou: ‘Que dia é hoje?’. Eu disse: ‘Dia 28, por quê?’. Ele respondeu: ‘A posse, meu filho! Eu tenho que estar pronto para a posse!’. Ele trabalhava todos os dias para fazer da política a sua arte, o seu maior legado”, contou.
Benedito de Lira foi enterrado no Parque das Flores, em Maceió — Foto: Adja Alvorável/g1
Biu de Lira lutava contra um câncer e estava internado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió. O político passou por uma cirurgia de emergência no final de dezembro do ano passado. Ele morreu após uma parada cardíaca. Emocionado, Arthur Lira falou sobre como o pai lidava com a doença.
“Foram quase 60 anos de mandato trabalhando por Alagoas sem que ninguém soubesse do sofrimento que ele carregava por mais de 20 anos. Nunca fez propaganda. Sempre foi guerreiro, e o guerreiro tem o tempo de descansar, de deixar um pouco o sofrimento de lado e estar junto de Deus”.
Benedito de Lira teve a maior votação para senador da história de Alagoas
Benedito de Lira, prefeito da Barra de São Miguel e pai de Arthur Lira, morre em Maceió
Com extensa trajetória política, Biu de Lira foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Ele era prefeito de Barra de São Miguel desde 2021, cargo para o qual foi reeleito nas Eleições de 2024.
“Ele tem um chavão que hoje todo mundo copia: ‘A política, se não for para modificar a vida das pessoas mais humildes, não serve para nada’. Tem muita gente que entrou na política que repete esse chavão, que realmente é o que importa. O legado dele sempre foi se preocupar com pessoas mais carentes”, afirmou.
Por estar internado, o político não pôde comparecer à própria posse, no dia 1⁰ de janeiro. Com a morte de Biu, o vice-prefeito, Henrique Alves Pinto (PP), assume o cargo de prefeito de Barra de São Miguel. Biu de Lira era casado com Tereza Palmeira, e além de Arthur Lira, ele tinha duas filhas, Adriana e Aline.
Fonte: G1