A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (12) três homens que se passavam por técnicos em manutenção e foram flagrados furtando cabos de cobre de uma galeria subterrânea no centro de Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. Eles vestiam uniformes padronizados e usavam uma caminhonete blindada. O trio passará por audiência de custódia.
A prisão foi registrada pelo delegado Paulo Cerqueira, titular da Delegacia Regional de Novo Lino. Durante o procedimento, foi observado que um dos suspeitos, um homem de 68 anos, possuía mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável, expedido pela Vara de Santana do Ipanema.
No momento da prisão, a polícia encontrou com os presos cerca de 60 peças de cabos, pesando aproximadamente 10 kg cada, além de ferramentas e equipamentos. Todo material foi apreendido.
A polícia chegou até os criminosos após um morador estranhar a ação deles. Eles foram abordados por militares e encaminhados para a delegacia, onde foram ouvidos. Um deles disse que a contratação do serviço seria via contato telefônico e o material coletado era repassado para um caminhão na cidade de Maceió.
Os presos informaram ainda que já havia atuado nas cidades de São Miguel dos Campos, São Luiz do Quitunde e Coruripe. Apesar disso, não conseguiram comprovar a legalidade da operação de extração de cabos.
Segundo a Polícia Civil, este tipo de furto tem sido frequente porque o cobre é um material rentável. A PC alerta que os ferros velhos e cooperativas de reciclagem devem ter atenção em não adquirir estes materiais com origem desconhecida sob pena de responderem pelo crime de receptação.
Uniformes foram apreendidos na ação da polícia — Foto: Ascom/ PC-AL
Fonte: G1