Itamar Oliveira, ex-repórter do SBT, compartilhou uma história marcante envolvendo o fundador da emissora, Silvio Santos, durante o Teleton 2024, no último sábado (9). Em seu relato, Itamar explicou que sua firmeza na fé em Deus e no compromisso de guardar o sábado resultou em uma inesperada e generosa recompensa de Silvio Santos.
O jornalista relembrou que, certa vez, Silvio percebeu sua ausência no telejornal do sábado e, intrigado, telefonou para o diretor da emissora. “Ele acordava cedo e assistia ao jornal do SBT enquanto fazia exercícios. Como eu nunca aparecia aos sábados, ele quis saber o motivo”, contou Itamar.
Após ser informado de que Itamar era adventista do sétimo dia e guardava os sábados, Silvio pediu uma conversa em sua casa. Durante o encontro, ele foi direto: “Eu não posso abrir precedentes. Tenho mais de 3 mil funcionários; se conceder o sábado a você, outros vão pedir o domingo, a segunda-feira… Você vai ter que sair do SBT.”
Itamar agradeceu e, sem hesitar, respondeu: “Seu Silvio, muito obrigado. Eu estou indo embora.” Ao que o empresário ponderou: “Olha, você tem contas para pagar.” Porém, com fé inabalável, Itamar respondeu: “Deus proverá”.
Dois dias após a despedida, Silvio Santos surpreendeu o repórter, chamando-o de volta. “Eu mandei te chamar aqui porque você foi fiel ao seu Deus. E se você foi fiel ao seu Deus, vai ser fiel a mim. Você está de volta, e vou dobrar o seu salário”, anunciou o apresentador. A partir de então, Itamar passou a trabalhar como assessor direto de Silvio.
Silvio Santos, que era o único judeu da família, faleceu aos 93 anos, em agosto deste ano, devido a uma broncopneumonia causada pelo vírus Influenza H1N1. Suas filhas, incluindo a apresentadora Patrícia Abravanel, e sua esposa são evangélicas, refletindo o ambiente de respeito à fé que sempre cercou o apresentador.
A atitude de Silvio, tanto em sua vida pessoal como profissional, mostrou o respeito que ele nutria por pessoas de fé, independentemente das diferenças.