Agora no período da tarde, as provas serão para os inscritos a técnico judiciário. A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida acompanha a aplicação em tempo real. Confira:
Provas para técnico judiciário
17h30 – Cobrança coerente! Assim como para analista, inscritos ao cargo de técnico consideraram a prova justa e de acordo com o determinado no edital.
“Quem estudou forte pro TSE Unificado se deu bem. A prova não estava impossível”, resumiu uma candidata.
“Como de costume, Português sempre mais difícil para vagas de nível médio. No mais, prova tranquila e justa”, destacou outro participante.
17h20 – Concorrentes elogiaram a aplicação da prova, em caráter nacional. Os exames foram realizadas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
“Cebraspe mostrou como se faz um concurso nacional unificado, como elaborar uma prova digna”, disse um participante nas redes sociais.
17h10 – Mais difícil? Candidatos apontaram que a cobrança da prova para técnico foi mais trabalhosa do que a de analista judiciário.
“Particularmente, achei a prova de analista mais fácil que a de técnico”, relatou um concorrente.
“Achei super pesada, pior que a de analista”, respondeu outro participante.
16h30 – Participantes já podem sair dos locais de prova sem o caderno de questões.
15h30 – Provas do concurso TSE Unificado para analista judiciário são iniciadas. Candidatos só podem sair dos locais depois de uma hora. Para levar o caderno de questões será preciso esperar até às 18h45.
15h – Portões dos locais de são fechados. A aplicação será das 15h30 às 19h.
14h59 – Por pouco! A um minuto do fechamento dos portões, teve uma concorrente descendo do carro em movimento para chegar a tempo.
“Cheguei atrasada na porta da prova do TSE e desci do carro em movimento faltando um minuto para fechar o portão”, relatou, nas redes sociais.
m Brasília, no Distrito Federal, candidatos chegam para as provas de técnico
(Foto: Mateus Melis/Qconcursos Folha Dirigida)
14h30 – Não esqueça de levar a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e o documento oficial com foto.
“Indo fazer a prova do TSE com uma caneta preta e um sonho”, registrou outro candidato.
14h15 – Concorrentes, que também fizeram as provas de analista pela manhã, reclamaram da distância até o local de prova da parte da tarde.
“O TSE unificado já começou errado quando colocou quem ia fazer as duas provas em locais diferentes e longe um do outro”, disse um participante no X, antigo Twitter.
14h – Locais de prova são abertos para os candidatos a técnico judiciário.
Provas para analista judiciário
13h – Fim da prova do concurso TSE Unificado para analista judiciário. A partir das 14h, os locais serão abertos para os candidatos a técnico.
12h45 – Candidatos já podem sair dos locais levando os cadernos de questões. Os participantes revelaram que nas disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral, houve muita cobrança de jurisprudência. Diversos elogios para a prova discursiva também.
11h50 – Alta abstenção? Nas redes sociais, concorrentes relataram muitos faltosos nas salas.
“Na minha sala da prova do TSE tinham 10 pessoas de 60”.
“Hoje, na prova para enfermeiro do TSE Unificado, na minha sala, 31 pessoas faltaram de um total de 50. Acredito que a taxa de abstenção será semelhante à registrada no CNU”.
“Dos 70 inscritos na minha turma, só tinham 24 candidatos na sala”.
“Abstenção em alta na prova do TSE hoje, só os corajosos foram”.
“A prova do TSE foi a maior até hoje em número de desistências na minha vida de concurso. De 80 pessoas, 53 faltaram”.
11h17 – Temas da discursiva! Para analista judiciário – área administrativa, a prova discursiva foi sobre Qualidade e Excelência no serviço público. Já para analista judiciário – área Judiciária, o tema foi sobre Propaganda Eleitoral negativa.
11h05 – Outro participante relatou que as questões de Língua Portuguesa foram a maioria em Conhecimentos Básicos e que, segundo ele, estavam fáceis. Já em Conhecimentos Específicos, o grau de cobrança foi maior.
“Muitas questões de Português, sendo 30/50 dos Conhecimentos Básicos, não estava difícil. Por outro lado, nos Conhecimentos Específicos eles ‘desceram a mão’. Discursiva justa demais e fácil. Não precisei nem de rascunho”.
10h52 – Cobrança justa! Na opinião de candidatos, a abordagem das questões estava de acordo com o conteúdo programático.
“Achei a prova do TSE Unificado bem justa”, afirmou uma concorrente.
“A prova foi bem coerente, foram ótimas questões. Tinham algumas pegadinhas da banca, mas dentro do padrão”, avaliou outro participante.
“Que prova boa essa do TSE. Vou passar? Só Deus sabe. Mas gostei demais, valeu a pena”, disse mais um.
“Achei que cobrou o edital, gostei da discursiva”, finalizou um candidato.
9h47 – Primeiras impressões sobre as provas começam a chegar. Nas redes sociais, foi destacado o alto nível de cobrança. “Está doido, saí fora logo”, disse um participante. “O que foi essa prova do TSE? Morri, mas passo bem”, falou outro.
9h30 – Candidatos já podem sair dos locais de prova sem o caderno de questões.
8h30 – Provas do concurso TSE Unificado para analista judiciário começam. Candidatos só podem sair dos locais após uma hora. Para levar o caderno de questões será preciso aguardar até às 12h45.
08h15 – Em Fortaleza, no Ceará, por conta de uma forte chuva, alguns candidatos precisaram mudar de sala por conta de alagamentos. A coordenação do Cebraspe no local contornou a situação e as pessoas puderam realizar as provas.
8h – Portões dos locais de prova são fechados. A aplicação, por sua vez, ocorrerá das 8h30 às 13h.
7h40 – Os participantes devem comparecer munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa; e documento de identidade original.
7h35 – Desistência! Uma candidata relatou que desistiu de fazer o concurso pela longa distância que teria que percorrer.
“Desisti de fazer. Tive imprevistos, quase não estudei e meu local de prova estava a oito horas de viagem. Se fosse mais perto eu até tentaria”, escreveu, em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida.
7h30 – No Rio Grande do Sul, concorrentes dizem que não enfrentaram dificuldade para acessar os locais de prova.
7h20 – Engarrafamento! Candidatos de Brasília, no Distrito Federal, reclamam do trânsito para chegar aos locais de prova em função de uma corrida de rua que bloqueou vias importantes da cidade.
7h – Portões são abertos em todo o país para as provas de analista judiciário.
Baixe agora o Manual das Provas do TSE Unificado
O concurso unificado da Justiça Eleitoral oferece vagas para lotação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e para 26 Tribunais Regionais espalhados por todo o país. Apenas o TRE do Tocantins não participa da seleção.
As provas acontecem nas capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No total, 637.628 inscritos são esperados para a aplicação.
Fonte: folha dirigida