A medida desesperada da esquerda para barrar o crescimento de Bolsonaro e sua estratégia de ter maioria no Senado está tomando forma. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula no Congresso, apresentou um projeto de lei que pode tirar do eleitor o direito de votar duas vezes para senador. Se aprovado, o projeto mudaria as regras das eleições de 2026 e dificultaria os planos do ex-presidente de eleger sua bancada no Senado de uma vez só.
Atualmente, os eleitores têm direito a votar em dois senadores por estado, mas, com a proposta de Randolfe, cada eleitor só poderia escolher um candidato. Isso seria um grande golpe nos planos de Bolsonaro, que pretende eleger seus aliados em estados conservadores e fortalecer sua base para pressionar o STF.
O ex-presidente já sinalizou que quer lançar seus filhos e outros aliados ao Senado, mas essa mudança poderia enfraquecer essa estratégia.
Randolfe justifica a proposta afirmando que, com as regras atuais, “os três representantes de cada unidade da federação no Senado podem ser do mesmo partido, mesmo que mais de um terço dos eleitores tenha outra preferência política”. Segundo ele, a medida ajudaria a garantir uma representação mais diversificada no Senado, em um momento de forte polarização política.
Fonte: portalnovonorte.