Inicialmente, as vendas começariam em setembro, mas atrasaram. Os compradores começam a receber as primeiras unidades em dezembro. Neta Aya
Imagem: divulgação/Neta
A montadora chinesa Neta, que desembarcou no Brasil em agosto deste ano, anunciou nesta terça-feira (12) a pré-venda de dois de seus modelos totalmente elétricos, os SUVs Aya e X.
Inicialmente, as vendas começariam em setembro. Após mais de dois meses de atraso, os verdadeiros preços dos SUVs foram revelados.
O Aya passa de R$ 124.800 para R$ 128.900 na versão básica, com sinal de R$ 2 mil;
O X continua com o mesmo valor anunciado em agosto, de R$ 194.900. O sinal é de R$ 3 mil.
Os compradores do Aya e do X começam a receber as primeiras unidades em dezembro.
Outro carro da marca já apresentado ao mercado brasileiro é o superesportivo GT. Contudo, o cupê ainda não teve preço nem pré-venda anunciados.
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Neta Aya
Neta Aya parte de R$ 128.900
O Neta Aya vem para brigar em uma faixa de preço bastante competitiva para veículos elétricos: ele parte de R$ 128.900 na versão de entrada Comfort, com valor muito próximo ao de um Hyundai HB20 na versão topo de linha (Platinum Safety, de R$ 122.290). Mas seus principais rivais entre elétricos são o BYD Dolphin e o Dolphin Mini.
Como de costume no mercado de elétricos, o SUV compacto vem com interior bem equipado desde a versão mais simples. Tem tela de 14,6 polegadas de alta resolução, bancos de couro, chave por aproximação e carregador de celular por indução.
O motor elétrico tem 95 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. Com esses números, o compacto acelera de a 0 a 100 km/h em 12 segundos.
O SUV compacto tem 263 km de autonomia, empurrado por uma bateria de 40,7 kWh. Em uma tomada convencional de 220V, o carregamento completo se dá de 6 a 8 horas. O porta-malas tem 335 litros de capacidade.
Na versão Luxury, que custa R$ 134.900, o Neta Aya ganha o “Advanced Driver Assistance System” (ADAS, sigla em inglês para sistema avançado de auxílio ao condutor), com piloto automático adaptativo, frenagem automática e todas as assistências de direção.
Apesar de ser chamado de SUV, as dimensões dele são de 4,07 m de comprimento, 2,69 m de largura, 1,54 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. Isso o deixa abaixo do Dolphin, que é um hatch com 4,12 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e distância entre-eixos de 2,70.
Neta X
Neta X tem preço inicial de R$ 194.900
Divulgação/Neta
O Neta X é um SUV médio, que chega para brigar com o BYD Yuan Plus e um homônimo da Zeekr, também chamado “X”.
Entre eles, o conjunto motriz do Neta X é bem menos atraente que os demais, mas tem o tamanho que condiz com um SUV médio. São 4,62 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O bagageiro é de 508 litros.
Segundo a Neta, é possível encontrar 24 porta-objetos no interior do carro. A lista de equipamentos conta ainda com carregador por indução e teto-solar panorâmico. A central multimídia tem 15,6 polegadas.
Neta X parte de R$ 194.900
São três versões:
Neta X 400, de R$ 194.900
A versão de entrada do modelo tem 258 km de autonomia, empurrado por uma bateria de 52,5 kWh. São necessárias nove horas para carregar 100% da carga.
O motor tem 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,5 segundos.
São 6 airbags de série: dois frontais, dois laterais dianteiros e dois de cortina. Segundo a marca, 75% da carroceria é feita de aços de alta resistência para atender níveis mais rigorosos de crash-test.
Neta X 500: R$ 204.900
Na versão 500, a autonomia pode chegar a 317 km, já que o pacote de armazenamento de energia é maior, de 64,1 kWh. É preciso parar o carro por 11 horas para o carregamento completo.
O carregamento é um dos mais lentos do mercado, com potência de 6,6 kW. Os Volvo conseguem potência de 22 kW. Em corrente contínua, a versão 500 pode ter 80% do carregamento realizado em 30 minutos.
X 500 Luxury: R$ 214.900
A configuração 500 Luxury mantém todo o pacote de equipamentos da versão anterior, mas tem o diferencial do pacote de assistências a condução ADAS. Há também sensores de alta precisão e câmera 360º.
Neta GT
Neta GT chega em setembro
Por ora, o Neta GT é só expectativa para o Brasil. Trata-se de um cupê com apelo de Porsche junto à tecnologia de Tesla. O g1 dirigiu o esportivo nas curvas de Interlagos, e pode perceber que o esportivo não faz feio contra os cupês a combustão.
Para a direção, ele conta com o pacote completo de ADAS. O pacote de auxílio tem piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, assistente de permanência e alerta de mudança de faixa, além do assistente de farol alto (que é o farol alto adaptativo).
A tela multimídia é consideravelmente grande, com 17,6 polegadas. O interior conta com 12 alto-falantes.
O GT tem 4,71 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,41 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. Comparativamente ao Porsche mais barato do Brasil, o 718 Cayman que custa R$ 535 mil, o cupê da nova marca chinesa é 34 cm mais comprido, 17 cm mais largo, 12 cm mais alto e seu entre-eixos é 30 cm maior.
O porta-malas do esportivo da Neta tem 297 litros e o bagageiro da dianteira, muito comum em carros elétricos, disponibiliza mais 50 litros de espaço.
Os carros terão as cinco primeiras revisões grátis e as manutenções programadas para ocorrerem a cada 20 mil km.
‘Neta de quem?’
Neta significa “espírito que nunca desiste”, afirmou Wilson Sun, presidente assistente da fabricante. O logo é um ideograma chinês que pode ser traduzido por “pessoas rodeadas pela natureza e esportividade”.
A montadora chinesa Neta Auto pertence ao grupo Hozon New Energy Automobile, que é um conglomerado fornecedor de tecnologia para o setor automotivo.
A Hozon surgiu em 2014 e registrou mais de 3 mil patentes. Quatro anos depois, lançou a Neta, com duas fábricas na China e uma na Tailândia.
Desde 2018, a Neta já lançou sete carros mundialmente: GT (que chega até o final do ano), S (um sedã cupê), U (SUV compacto), L (SUV de porte médio) e V (outro utilitário compacto).
Planos da Neta para o Brasil
Os carros da Neta são importados da China, mas a empresa planeja ter uma fábrica no Brasil a médio prazo. Por ora, conforme afirmado pela marca em agosto, a montadora espera ter 30 concessionárias no país até o fim do ano, e chegar a 70 revendas em 2025.
Porém, a Neta ainda tem apenas cinco concessionárias abertas no Brasil. Todas dentro de shoppings, como a primeira a ser inaugurada dentro do Outlet Premium Mogi e Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes (SP).
A marca está presente somente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo.
Segundo Henrique Sampaio diretor de marketing e de produto da Neta, “a marca quer trazer produtos acessíveis para o consumidor”.
“Em 2015, a cada 25 carros vendidos, 1 era elétrico. Em 2023, um a cada cinco já era elétrico”, diz Sampaio, ao demonstrar que o consumo de carros movidos a combustível fósseis está diminuindo e os movidos a energia limpa, aumentando.
A Neta já tem fábricas fora da China, como na Tailândia. Além do Brasil, a Malásia e México estão no pleito para receber outra unidade fabril da chinesa.
“Já temos hoje uma equipe para pesquisar o melhor local para o Brasil. Esta fábrica será um centro de exportação dos nossos produtos para a América do Sul”, afirmou Sampaio.
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Fonte: G1