A câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagrou um momento heróico. Um homem aplicou a manobra de Heimlinch e salvou uma criança que estava engasgada com um doce em Rio Largo, Alagoas.
O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira (21). As imagens mostram o menino entrando no estabelecimento desesperado. Ele põe a mão no peito e diz: ‘Eu me engasguei’, com a voz falhando.
Rapidamente, um homem que estava sentado na entrada da loja se levanta, vai até o menino, se posiciona atrás dele e aplica a manobra de Heimlich, um procedimento de primeiros socorros em casos de engasgo.
É possível perceber o alívio do menino depois que conseguiu se livrar do doce que estava preso na garganta.
O homem que salvou a vida do menino é Max Rafael, dono do estabelecimento comercial. O filho dele e o menino que se engasgou sempre vão juntos para a escola. O engasgo aconteceu no momento em que o menino esperava o amigo na calçada.
“O menino comprou confeito e ficou na calçada esperando meu filho sair para ir com ele para a escola. Enquanto isso, ele abriu um confeito e começou a chupar na calçada. Quando ele veio me pedir socorro, ele já estava com o olho bastante vermelho, mal conseguindo falar. Eu rapidamente me levantei e prestei socorro”, relata Max.
Câmera de segurança flagrou o momento em que homem aplicou a manobra de Heimlinch e salvou criança que estava engasgada — Foto: Reprodução/Vídeo
A manobra de Heimlich consiste em usar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.
“Eu estava fazendo essa técnica, apertando a parte do abdômen e ao mesmo tempo estava olhando a reação dele para ver se ele estava reagindo, se estava conseguindo colocar para fora o confeito. Mas aconteceu o inverso: ele conseguiu engolir. Graças a Deus deu certo, e mais uma criança salva”, conta Max, orgulhoso.
Essa não foi a primeira vez que Max aplicou a manobra. O comerciante conta que já salvou outra criança se engasgou com chiclete. Ele aprendeu a manobra quando trabalhava com eletricidade.
“Me sinto um herói. Várias pessoas deram os parabéns. A gente vê que o estudo vale a pena, por mais que demore para terminar. O YouTube também está aí para ensinar várias técnicas, se a pessoa tiver a curiosidade de aprender. Eu sempre estou procurando saber das coisas novas”.