O homem que ficou ferido durante uma explosão em um laboratório de próteses dentárias em Maceió está internado em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo a família, há risco de Sérgio Henrique Alves Soares da Silva perder os movimentos das mãos.
Em entrevista nesta sexta-feira (31), parentes do protético, conhecido como Zé Sérgio, disseram que ele teve queimaduras de 2º e 3º graus nas mãos, braços, rosto e cabeça.
“Os médicos estavam com medo de ele perder os movimentos das mãos. Uma cirurgia foi descartada porque ele está fazendo fisioterapia, ele está movimentando o braço. Mas corre esse risco. Ele está sendo observado”, explica Carlos Ítalo, sobrinho de Zé Sérgio.
A esposa de Zé Sérgio, Roseane Alves, conta que o marido está se recuperando aos poucos e já conversa com a família. “Ele fala com a gente, está olhando e ouvindo tudo. Ainda não tem previsão de alta. O quadro dele ainda requer muito cuidado”, disse.
O acidente aconteceu na terça-feira (28). O protético contou aos familiares que a explosão aconteceu enquanto ele operava um cilindro de gás.
“Ele contou que o gás tava vazando e ele foi tentar fechar. Como o gás era novo, tinha muita pressão. Quando ele foi fechar a válvula, o gás cuspiu fogo”, conta Carlos.
Segundo a família de Zé Sérgio, o prejuízo foi grande. O incêndio destruiu grande parte das máquinas, impossibilitando a continuação do trabalho no laboratório.
“Eram três salas. Uma dessas salas foi a mais prejudicada, onde fica o botijão de gás. Perdemos praticamente tudo. A parede, o chão, os equipamentos. Estamos fazendo uma ‘vaquinha’ para comprar os equipamentos”, diz Carlos.
Apesar dos ferimentos, o assunto em que Zé Sérgio mais fala com a família é sobre voltar a trabalhar na profissão que exerce há quase 40 anos.
“Ele só fala disso, que precisa trabalhar. Ele está preocupado, é o provedor da família. A gente diz a ele que a família está aqui pra ajudar nesse momento difícil”, conta Carlos.
O retorno de Zé Sérgio ao trabalho, entretanto, pode demorar. “Ele não vai poder voltar a trabalhar nem tão cedo porque a pele dele vai ficar muito sensível. Ele não vai poder ficar exposto ao sol por muito tempo”, explica Carlos.
O laboratório de próteses dentárias de Zé Sérgio fica no terceiro andar de um prédio, na Rua Augusta. No dia da explosão, testemunhas contaram que o protético tentou pular do prédio, mas a população conseguiu uma escada grande e o resgatou.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também esteve no laboratório e controlou o incêndio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/m/7/OKgP8gSG2iZtqf9Z7DCw/whatsapp-image-2024-05-28-at-10.28.08.jpeg)
Laboratório onde aconteceu a explosão está localizado no terceiro andar de um prédio no Centro de Maceió — Foto: Robson Guimarães
Fonte: G1