O presidente Lula (PT) esteve na cidade de São José da Tapera, interior de Alagoas, nesta quinta-feira (9) para assinar a ordem de serviço do trecho V do Canal do Sertão, que deve garantir abastecimento de água para famílias de Monteirópolis, Olho D’Água das Flores e Tapera.
“A obra do Canal do Sertão é importante porque leva água para o sertanejo, água para quem tem sede. Eu não consigo nem acreditar que alguém negue água. Então eu sempre fui uma pessoa que correu atrás para garantir água e comida ao povo”, disse o presidente Lula.
O investimento para essa etapa da obra é de R$ 560 milhões, recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Não foi divulgada a previsão para início das obras nem para a conclusão dos serviços.
Participaram da cerimônia o governador Paulo Dantas (MDB); o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB); o ex-governador de Alagoas e atual ministros dos Transportes, Renan Filho (MDB); e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a quem Lula agreceu pela ajuda no Congresso.
Canal do Sertão leva água para agricultores e criadores de animais em Alagoas — Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas
O primeiro trecho do Canal do Sertão foi entregue em 2013, pela então presidente Dilma Ruseff (PT). O trecho V do Canal do Sertão Alagoano vai se estender do Km 123,4 ao Km 150.
Quando estiver totalmente concluído, o Canal do Sertão terá 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca, beneficiando mais de 280 mil alagoanos.
Além do Trecho V do Canal do Sertão, Alagoas tem outras obras inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento, através da Seinfra, como a atualização dos projetos e estudos da Barragem M3, no Rio Canhoto e também de um projeto de saneamento rural para o Sertão.
Canal do Sertão Alagoas — Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas
G1