O Hospital Geral do Estado (HGE) informou nesta sexta-feira (29) em entrevista ao AL1 que o uso do éter durante a cirurgia com bisturi elétrico provocou queimaduras graves em um idoso de 71 anos. A equipe médica que participou do procedimento cirúrgico foi afastada e o paciente continua internado.
“O paciente deu entrada no hospital com graves lesões na face em decorrência de um câncer avançado. Ele foi avaliado e tinha larvas nos ferimentos abertos em seu rosto. Para limpar o ferimento e matar essas larvas, que são conhecidas popularmente como tapurus, a equipe usou éter, que é o procedimento padrão. E durante o uso do bisturi foram provocadas as lesões no idoso”, disse o diretor médico do HGE, Fernando Melro.
Ainda segundo o diretor, esse princípio de incêndio gerou muita fumaça e todo o Centro Cirúrgico foi evacuado. A sala passou por perícia e o caso foi comunicado à Polícia Civil, que vai investigar o caso.
“De imediato nós afastamos a equipe médica, pedimos a perícia e eu entrei em contato com o diretor da Polícia Civil, para comunicar o caso. Tudo o que aconteceu será apurado”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o paciente deu entrada no HGE no dia 26 de março com graves lesões. Após o acidente na cirurgia, o homem foi encaminhado ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, onde permanece internado.
O Conselho Regional de Medicina disse que ainda não foi informado sobre o caso. Disse ainda que a comissão de ética do HGE vai fazer uma apuração inicial e encaminhar ao conselho posteriormente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/Z/9/rnNGwESZWfbHR2eLNabw/whatsapp-image-2024-03-29-at-14.51.55.jpeg)
Sala onde ocorreu cirurgia que deixou queimaduras graves em idoso em Maceió — Foto: Igor Albuquerque/ G1
Fonte: G1