As autoridades dos Estados Unidos expressaram preocupação em relação ao desenvolvimento de uma nova arma anti-satélite pela Rússia. O general Patrick Ryder, questionado no Pentágono sobre a semelhança da tecnologia russa com a do filme “007 Contra Golden Eye”, respondeu de maneira descontraída, mencionando outro filme da franquia James Bond, “Viver e Deixe Morrer”.
A declaração ocorreu em meio a alertas vagos de um parlamentar republicano sobre uma possível “séria ameaça à segurança nacional”. A Rússia vem investindo em capacidades militares no espaço, levantando preocupações nos Estados Unidos sobre o potencial impacto dessas armas nas operações espaciais.
O posicionamento cauteloso do governo norte-americano reflete a sensibilidade em torno dessa questão, com autoridades buscando avaliar os reais riscos à segurança nacional
Fonte: pensandodireita