A companhia esclareceu que os candidatos que já se cadastraram para o concurso também poderão alterar o local de prova até o término das inscrições, em 31 de janeiro.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a ampliação dos locais de prova visa democratizar o acesso ao concurso de abrangência nacional, aumentando a possibilidade de que candidatos de diferentes regiões do Brasil possam se inscrever.
“Estamos atendendo a uma demanda que chegou até nós pelos próprios candidatos e consideramos um pedido legítimo. A Petrobras é uma empresa de todo o Brasil; então, nada mais justo do que as provas serem realizadas em todas as capitais, de Norte a Sul. Com isso, ampliamos as chances de os brasileiros de diferentes regiões poderem disputar uma vaga e tornar realidade o sonho de ser um empregado da Petrobras”, disse Prates.
O edital, os requisitos de formação para cada área, a quantidade de vagas e distribuição para cada polo e as cidades que fazem parte do polo podem ser consultadas no edital do processo seletivo.
Este é o primeiro concurso da Petrobras com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%.
Nos últimos concursos, a empresa já vinha aplicando percentuais de reserva de vagas para PCD acima do mínimo exigido pela legislação.
Além dessas vagas, o processo seletivo reservará também 20% dos postos de trabalho para negros, conforme estabelece a lei.
A instituição organizadora do processo seletivo público é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O processo terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras. As inscrições têm taxa de R$ 62,79.
Veja a lista de cidades onde as provas serão aplicadas:
- Rio Branco
- Maceió
- Manaus
- Salvador
- Fortaleza
- Brasília
- Vitória
- Goiânia
- São Luís
- Belo Horizonte
- Betim (MG)
- Campo Grande
- Belém
- João Pessoa
- Ipojuca (PE)
- Recife
- Curitiba
- Araucária (PR)
- Duque de Caxias (RJ)
- Itaboraí (RJ)
- Macaé (RJ)
- Rio de Janeiro
- Natal
- Porto Alegre
- Canoas (RS)
- Florianópolis
- Aracaju
- Campinas (SP)
- Cubatão (SP)
- Mauá (SP)
- Paulínia (SP)
- Santos (SP)
- São José dos Campos (SP)
- São Paulo
- Palmas
Fonte: portaldeprefeitura.