Os exames foram aplicados no último domingo, 17, em várias cidades paraenses.
ACESSE AQUI OS GABARITOS DA PM PA
A consulta aos gabaritos, no entanto, é individual e pode ser feita apenas pelos concorrentes. Também foram disponibilizados os cadernos de provas, que irão auxiliar aqueles que desejarem entrar com pedidos de recurso.
O prazo para recurso será aberto às 10h desta quarta-feira, 20, e vai até as 18h do dia 27 de dezembro, também pelo site do Cebraspe.
Concurso PM PA deve 21% de abstenção
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o Cebraspe informou que as provas para o cargo de soldado do concurso PM PA registrou 21,84% de abstenção, ou seja, dos 89,7 mil inscritos, este foi o percentual de faltosos.
Aqueles que não compareceram, automaticamente são considerados eliminados.
O concurso da Polícia Militar do Pará vai preencher 4 mil vagas para o cargo de soldado, carreira de nível médio da corporação.
Quanto ao salário, durante o Curso de Formação de Praças (CFP), o aluno receberá R$1.320,03. Após a conclusão, passará a ter ganhos de R$4.923,71, além do auxílio-alimentação, cujo valor não foi informado.
Também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, além de idade entre 18 e 30 anos. Além disso, precisa ter altura mínima de 1,60m, se homem, e de 1,55m, se mulher.
A jornada de trabalho será com regime de trabalho policial e de dedicação integral exclusiva, por sistema de escala de serviço.
Como foram as provas do soldado?
As provas objetivas para o cargo de soldado foram divididas em 60 questões, sendo 20 de Conhecimentos Básicos e 40 Específicos. Veja a seguir as disciplinas de cada bloco:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Informática; e
- Raciocínio Lógico.
Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Penal Militar;
- Noções de Direito Processual Penal Militar;
- Legislação Penal Extravagante;
- Legislação Institucional;
- Noções de Direitos Humanos.
As avaliações foram realizadas nas cidades de Altamira, Belém e Região Metropolitana, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.
Após as provas objetivas, estão previstas outras quatro etapas, são elas: Avaliação psicológica; Avaliação de saúde; Teste de avaliação física (TAF); Investigação de antecedentes pessoais.
Concurso PM PA foi retomado após suspensão
O concurso público da Polícia Militar do Pará chegou a ser suspenso pelo STF por conta da restrição de gênero. A seleção dividia as vagas por sexo e limitava a concorrência do público feminino.
Após conciliação, a seleção foi retomada e as provas podem ser realizadas.
As provas para o cargo de oficial aconteceram nos último domingo, 10.
Fonte: folha.qconcursos