Segundo ele, inclusive, será criado um hotsite com o objetivo de divulgar todas as informações oficiais do concurso Ipea.
Amitrano comenta ainda sobre as lotações e quais unidades devem contar com as vagas autorizadas para o Ipea.
“(…) será uma grande oportunidade para ampliar a diversidade e fortalecer a atuação estratégica do Ipea em suas unidades no Rio de Janeiro e em Brasília, possibilitando melhores condições de desenvolvimento das atividades do Instituto”, disse Amitrano
Recentemente, a presidente do instituto, Luciana Servo, chegou a prever que o edital fosse publicado em dezembro, mas, tendo em vista os preparativos avançados, a previsão foi antecipada.
Luciana chegou a comentar, também, que o Ipea “está em um processo muito avançado”. Além disso, confirmou que haverá a aplicação da Lei de Cotas, assim como previsto: 20% para negros e 10% para deficientes.
A presidente ainda enfatizou que as provas devem ocorrer no início de 2024, mas não antecipou a data.
Concurso Ipea tem áreas reveladas
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao contrato assinado entre a Fundação Cesgranrio e o Ipea. O documento revela detalhes importantes, como as áreas que serão contempladas no concurso.
O cargo que será ofertado é o técnico de planejamento e pesquisa, de nível superior.
Dito isso, as 80 vagas autorizadas serão distribuídas por três perfis, que englobarão as seguintes áreas:
(Imagem: reprodução do contrato)
A carreira oferece remuneração inicial de R$21.582,79, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.
O candidato aprovado e convocado precisará, além do nível superior, ter formação específica na respectiva área de interesse.
Os demais requisitos ainda não foram revelados e serão confirmados com a publicação do edital.
Etapas do concurso Ipea
Também foi confirmado no contrato que os candidatos do concurso Ipea serão avaliados por meio de duas etapas, sendo elas:
- provas objetiva e discursiva, realizadas em todas as capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, de caráter eliminatório e classificatório; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, contado da data da publicação da homologação do resultado final.
Vagas do concurso Ipea
O instituto recebeu aval para realizar o preenchimento de 80 vagas, no cargo de técnico de planejamento e pesquisa, de nível superior.
Vale lembrar que o Ipea decidiu não aderir ao Concurso Nacional Unificado e a decisão foi comunicada em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos. Em seguida, o órgão enviou ofício ao Governo Federal.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, portanto, seguirá com os trâmites para publicação do seu próprio edital, com 80 vagas.
Último concurso Ipea foi realizado em 2008
O último concurso para o Ipea foi aberto em 2008. Isso indica que há 15 anos o órgão não recebia autorização para contratação de servidores efetivos.
A seleção de 2008 foi organizada pelo Cebraspe, com oferta de vagas imediatas e cadastro de reserva para cargos de analista de sistemas e de técnico de desenvolvimento e administração.
Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas:
- provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova oral, de caráter classificatório; e
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Fonte: folha.qconcursos.