O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a abertura de um novo concurso Abad BA. O anunciou aconteceu na quinta-feira, 9, durante a entrega de 55 novos veículos para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Segundo o governador, o edital do próximo concurso da Agência irá ofertar 160 vagas de nível superior e técnico.
As vagas serão distribuídas entre os cargos de fiscal estadual, sendo distribuídas entre os cargos de agrônomo (40) e médico veterinário (80), e técnico em fiscalização agropecuária (40).
Além disso, Jerônimo também reforçou a importância da abertura de um concurso público para a Agência.
“O anúncio do concurso público encheu de alegria não apenas todos os servidores, mas todos os personagens que querem fazer parte desta família adabiana, que hoje tem feito um trabalho fantástico pela nossa agropecuária. O governador está, realmente, de parabéns, ele entrou, de uma vez por todas, para a história da Adab, com um anúncio tão sonhado”, disse.
Importante destacar que a realização do concurso Adab está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado da Bahia para o exercício financeiro de 2023.
Últimas seleções
O último concurso da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) aconteceu em 2000. Foram ofertadas 222 vagas para os cargos de:
- Técnico em defesa agropecuária: 155 vagas
- Agente de defesa agropecuária: 67 vagas.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, exame médico e avaliação psicológica. Para alguns cargos ainda houve as etapas de curso de formação profissional e prova de títulos.
Os aprovados foram lotados nas unidades da Agência nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga e Jequié, além de Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Maria da Vitória e Teixeira de Freitas.
Além disso, em 2022 aconteceu o concurso Adab para seleção de temporários. O edital ofertou 184 vagas e a seleção foi feita por meio de análise curricular.
As vagas foram distribuídas entre os cargos de:
- médico veterinário: 83 vagas
- engenheiro agrônomo: 21 vagas
- auxiliares de fiscalização: 80 vagas
Fonte: folha.qconcursos