Noventa e oito dos cem municípios mais competitivos do Brasil estão nas regiões Sudeste e Sul, aponta relatório do Centro de Liderança Pública (CLP).
O cenário de concentração é semelhante ao do ranking de competitividade dos estados, no qual as 11 unidades da federação do Sudeste, Sul e Centro-Oeste aparecem nas 11 primeiras posições do país.
No top 100 das cidades competitivas, apenas Recife, na 37.ª posição, e Campo Grande, no 92.° lugar, não ficam no Sudeste ou no Sul.
O ranking do CLP é composto por 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, onde moram cerca de três quintos da população brasileira.
Uma série de fatores explica a forte presença de Sudeste e Sul no topo do ranking: uma carga histórica, que levou ao atraso no desenvolvimento estrutural de cidades das outras regiões, e dados desfavoráveis destas últimas em segurança, saneamento e na economia.
As cinco cidades mais competitivas, segundo o levantamento, são Florianópolis, São Paulo, Barueri (SP), Porto Alegre e São Caetano do Sul (SP). “Este grupo apresenta excepcional desempenho em economia”, destaca o relatório da pesquisa.
São Paulo é o estado com mais representantes no “top 100” – 49 cidades paulistas, quase metade, estão nessa relação:
- São Paulo: 49 municípios no top 100
- Paraná: 13 municípios no top 100
- Santa Catarina: 13
- Minas Gerais: 12
- Rio Grande do Sul: 7
- Rio de Janeiro: 3
- Espírito Santo: 1
- Mato Grosso do Sul: 1
- Pernambuco: 1
Fonte: oantagonismo