O edital do concurso Inmetro com 100 vagas está previsto para sair em outubro e a maior parte desta demanda será para o Rio de Janeiro, com chances em outras regiões.
A Folha Dirigida por Qconcursos conversou com o presidente da Associação dos Servidores do Inmetro (Asmetro), Sérgio Ballerini, que confirmou também que as áreas já foram definidas pelo Inmetro.
Segundo Ballerini, uma reunião foi realizada na última quarta, 23, pela comissão do concurso, que já está formada.
O presidente da Asmetro revelou que o desejo do Inmetro é ter edital em outubro. Para isso, os esforços são para definir a banca organizadora até meados de setembro.
O projeto básico está sendo definido, seguindo a lei universal dos concursos, para que em breve as instituições possam enviar suas propostas de preço.
Vale lembrar que, de acordo com a portaria autorizativa, o Inmetro tem até 13 de dezembro para publicar o edital, contando o prazo limite de seis meses.
Vagas do concurso Inmetro
O aval dado pelo governo foi para o preenchimento de 100 vagas, sendo: 40 para o analista executivo e 60 para pesquisador.
Segundo o presidente da Asmetro, as especialidades que serão contempladas já foram escolhidas. Ele garante que haverá oportunidades para as áreas administrativas e operacional.
Além disso, confirma que a maior parte das vagas serão para o Estado do Rio de Janeiro, cerca de 80% das 100 vagas.
Mas, outras cidades também serão contempladas, como Goiânia, Porto Alegre e Brasília.
Para quem não sabe, a sede do Inmetro no RJ fica no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Concurso Inmetro pode ter cadastro de reserva
O presidente da Asmetro, Sérgio Ballerini, ainda defende a utilização do cadastro de reserva. Ele considera 100 vagas uma oferta abaixo das necessidades do Inmetro e revela que o instituto tem aproximadamente 700 cargos vagos.
Ballerini ainda revela que o cenário tende a piorar, já que cerca de 120 servidores devem deixar o Inmetro em breve em função de aposentadorias.
O sindicato seguirá lutando por um aval para carreiras de nível médio, que não foram contempladas nesta autorização.
Embora seja um desejo da Asmetro, ainda não está confirmado que a seleção terá cadastro de reserva. Caso se confirme, pode resultar em mais convocações, além das 100 vagas autorizadas.
Vale lembrar que o Inmetro tem enviado pedidos de concurso anualmente, contemplando cargos de níveis médio e superior.
Na demanda mais recente, solicitou 430 vagas para assistente, especialista, analista, pesquisador e técnico.
Último concurso Inmetro foi há 9 anos
O Inmetro não realiza concurso para efetivos há quase dez anos. A última seleção aconteceu em 2014, sob organização do Idecan.
Na época, foram publicados três editais, com 80 vagas no total. Nos níveis médio e técnico foram oferecidas 28 vagas para assistente, em diversas áreas.
Os candidatos de nível médio realizaram provas objetivas e uma avaliação de títulos e experiência profissional. Já os concorrentes de nível superior, além dessas etapas, foram avaliados por provas discursivas e curso de formação.
Para especialista, foram realizadas avaliação de títulos e produção científica e tecnológica, defesa e arguição pública de Memorial e defesa e arguição pública de Plano de Trabalho.
Fonte: folha.qconcursos