O festival de música Good Vibes, organizado perto de Kuala Lumpur, na Malásia, anunciou no último sábado, 22 de julho, o cancelamento do evento, depois de receber um mandado das autoridades relacionado a um beijo entre dois homens na noite de sexta-feira (21) durante um show do evento.
“O Ministério [de Comunicação e Digital] salientou sua postura inabalável contra qualquer parte que desafie, ridicularize ou viole as leis da Malásia”, disseram os organizadores em comunicado, divulgado neste sábado, pedindo desculpas e prometendo reembolsar o preço dos ingressos já adquiridos.
O festival Good Vibes teve inicio na última sexta-feira (21) e estava programado para acontecer até o domingo (23), com vários shows, entre eles o da banda britânica The 1975, liderada pelo vocalista Matthew Healy.
Durante sua apresentação, Healy fez um discurso criticando o governo da Malásia e as leis que criminalizam as relações entre pessoas do mesmo sexo.
“Cometemos um erro ao traçar os pontos da nossa turnê (…). Não faz sentido que convidem um grupo como o The 1975 para um país que nos diz com quem podemos fazer sexo”, afirmou o vocalista, segundo vídeos postados pelos participantes do festival.
Após as declarações do líder da banda no festival, o baixista, Ross MacDonald, aproximou-se e beijou Healy na boca. Uma música depois, o próprio vocalista informou ao público que eles haviam sido avisados de que deveriam deixar o palco.
Em 2019, Healy também beijou um fã durante uma apresentação em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que criminaliza casais do mesmo sexo.
Depois do show na Malásia, cujas autoridades estudam impor um veto à banda inglesa, o The 1975 se apresenta neste domingo em Jacarta, capital da Indonésia, outro país que pune as relações LGBT.
Formação da banda The 1975
Matthew Healy é o filho de Denise Welch e Tim Healy e cresceu em Newcastle e Manchester. Ele conheceu Ross MacDonald, Adam Hann e George Daniel em Wilmslow, no ensino secundário, perto de Manchester, como adolescentes e começaram a tocar em 2004. A banda foi formada quando o conselho local organizou uma série de shows para os adolescentes.
Healy encontrado Hann, que veio para ele e disse que queria tocar em um desses shows. A banda começou tocando uma série de covers até que “eventualmente escreveu uma canção”, de acordo com Healy.
“Nós começamos a partir de então e temos vindo a fazer música juntos desde que tínhamos cerca de 15 anos.”
Depois de Hann convidar os membros para formar uma banda, eles passaram seus primeiros dias tocando canções punk em um club.
Healy era originalmente o baterista, mas assumiu os vocais após o cantor anterior sair para iniciar outra banda. George Daniel foi contratado como o novo baterista para completar o final de line-up.
Após diversas mudanças de nomes, a banda (sempre com a mesma formação) seguiu como Drive Like I Do até o fim em 2009.
Visando uma mudança sonora e visual, eles passam a usar o nome The 1975, e passam a escrever novas músicas para o novo projeto (apenas as músicas “Robbers” e “Sex” da antiga banda foram re-utilizadas no primeiro álbum.
Fonte: portaldeprefeitura.