A Superintendência de Seguros Privados informou à Folha DIrigida que pretende solicitar novamente ao governo federal uma autorização para a realização de um novo concurso Susep.
O órgão informa que anualmente envia encaminha a demanda à pasta responsável e que, para 2023, o pedido ainda não foi fechado e segue em estudo.
“Os estudos para a solicitação de concurso desse ano ainda estão em andamento e não temos como informar a quantidade que vagas que será solicitada (…) não há projeção de quantidade ou de período para contratação de pessoal, pois depende da autorização do Ministério”, disse a Susep.
Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para enviarem os seus pedidos de concurso público ao Governo Federal. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos é atualmente a pasta responsável pela autorização.
À Folha Dirigida, a Susep revelou que em 2022 enviou pedido para aprovação de concurso com interesse de prover 107 vagas no cargo de analista técnico da Susep. Entretanto, a seleção não chegou a receber autorização para a sua realização.
Segundo a Susep, o objetivo de um novo concurso é justamente amenizar a evasão de servidores em anos anterioresd e a previsão de futuras aposentadorias para os anos seguintes.
Susep soma quase 500 cargos vagos
Em resposta à reportagem, a Susep informou que atualmente conta com quase 500 cargos vagos em seu quadro de pessoal.
Desse total, são: 305 cargos vagos de analista técnico, de nível superior; e 191 de agente executivo, de nível intermediário (médio).
No entanto, órgão garante que não é garantia de convocação, dizendo:
“Apesar desse total de cargos vagos, esse não é o único parâmetro para solicitação de concurso públicos, pois também é considerado o desenvolvimento tecnológico que tem sido promovido no setor público, assim como o desenvolvimento do mercado de seguros, de previdência complementar e de títulos de capitalização.”
Em 2021, a Superintendência de Seguros Privados solicitou 294 vagas a serem preenchidas por meio de um novo edital, mas não chegou a confirmar os cargos.
Os pedidos, inclusive, têm sido realizados de forma recorrente, mas sempre sem sucesso. Em 2017, por exemplo, o órgão solicitou 55 vagas para a carreira de analista técnico, de nível superior.
Para essa carreira, as atribuições são as seguintes:
A autarquia federal, que tem sede no Rio de Janeiro e estado costuma concentrar a maior parte das vagas em concursos Susep. No entanto, ainda não é possível prever a distribuição do próximo edital, já que ainda não houve um aval da pasta econômica.
Último concurso Susep foi em 2010
O último concurso para a Susep aconteceui há mais de dez anos, em 2010. Isso quer dizer que receber uma autorização para novo edital é importante para suprir o déficit que perdura há um bom tempo.
O concurso de 2010 ofertou 38 vagas, para o cargo de analista técnico nas seguintes áreas:
- Controle e Fiscalização;
- Atuaria;
- Administração e Finanças; e
- Tecnologia da Informação.
Na época, o concurso foi organizado pela Escola de Administração Fazendária, a ESAF. A seleção contou com 15.411 inscritos. Os candidatos foram avaliados com provas objetivas, composta por 140 questões de múltipla escolha, contendo as disciplinas de:
- Língua Portuguesa – 20 questões
- Inglês – dez questões
- Raciocínio Lógico-Quantitativo – dez questões
- Direito Constitucional – dez questões
- Direito Administrativo – dez questões
- Legislação Básica – 20 questões
- Conhecimentos Específicos do cargo – 60 questões