A partir da próxima terça-feira (7/3), o cidadão que tiver valor ‘esquecido’ a receber nos bancos, conforme consulta prévia oferecida pelo Sistema Valores a Receber do Banco Central, pode conferir o valor e solicitar a transferência utilizando a plataforma GOV.BR. Para isso, é necessário ter conta nível Prata ou Ouro na plataforma, que é gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Caso haja algum valor a receber, o cidadão é informado sobre a data para acessar o serviço e, então, poderá ter acesso ao valor e à possibilidade de transferência do recurso. O dinheiro só poderá ser transferido caso a pessoa tenha login no GOV.BR. “O cidadão que ainda não possui conta na plataforma, poderá fazê-la a qualquer momento. A consulta do valor a receber e a transferência do dinheiro através do GOV.BR pode ser feita de qualquer lugar, até mesmo do sofá de casa, de forma prática, rápida, segura e cômoda”, destaca o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
De acordo com o Banco Central, o valor esquecido nas contas de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas chega a 6 bilhões de reais. A consulta aos valores e transferência por meio da plataforma GOV.BR exige níveis Prata ou Ouro por se tratar de dados que exigem grau de segurança maior para acesso e realização de transações.
Outra novidade anunciada pelo Banco Central é a consulta de valores a receber de pessoas já falecidas. É preciso ser herdeiro, testamentário,representante legal ou inventariante da pessoa que faleceu para acessar o sistema. O acesso GOV.BR é o mesmo: é necessário ter nível Prata ou Ouro. Para detalhes de transferência do valor e documentações necessárias para a transação, nesse caso, o cidadão deve recorrer diretamente à sua instituição bancária.
Conta GOV.BR
Ao criar sua conta no GOV.BR, o cidadão automaticamente recebe o nível Bronze para acessar serviços digitais simples e menos sensíveis. Transformar a conta em Prata ou Ouro, basta acessar o GOV.BR (via web ou aplicativo) pela instituição financeira ou realizar a biometria facial.
Como ter a conta prata
É preciso validação facial no aplicativo GOV.BR utilizando a biometria colhida no Departamento de Trânsito de sua Unidade Federativa (UF), caso tenha carteira de trânsito válida, ou validação bancária. Onze instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma do governo: Agibank, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, Itaú, Mercantil, BRB, Sicredi e Banrisul. Todos os correntistas destas instituições podem entrar no GOV.BR [acesso.gov.br] acessando ‘Seu banco’.
Como acessar a validação pelo seu banco:
1. Acesse o link: acesso.gov.br
2. Acesse em ‘Outras opções de identificação’ a opção: ‘Seu banco’
3. Ao abrir a tela, clique no banco onde tem conta bancária
Nem a plataforma GOV.BR tem acesso a dados bancários do cidadão, nem o banco acessado recebe informações das pessoas que constam nos órgãos do governo federal. A integração das instituições financeiras ao GOV.BR serve para qualificar a conta do cidadão a partir da conferência de dados já existentes em ambas as partes, aumentando a segurança. Trata-se de uma facilidade e uma proteção ao cidadão.
Como ter a conta ouro
É preciso validação facial no aplicativo GOV.BR utilizando a biometria colhida pela Justiça Eleitoral, caso tenha feito. Essa é a forma gratuita. A outra alternativa é ter o certificado digital.
Plataforma GOV.BR
A plataforma digital de relacionamento do cidadão com o governo federal já conta com 144 milhões de pessoas cadastradas, e oferece acesso a cerca de 4,8 mil serviços públicos, sendo 89% totalmente digitais. Entre eles, alguns dos principais destaques são a Prova de Vida Digital, a Carteira de Vacinação Digital e as carteiras de Trabalho, de Identidade e de Trânsito digitais. O acesso GOV.BR permite ainda utilizar o modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023, e assim agilizar a entrega da declaração, obtendo prioridade no recebimento da restituição.
Fonte: portaltocanews