O motorista de um carro foi flagrado na cidade de Pariconha, Sertão de Alagoas, arrastando uma jumenta pelas ruas do município. O animal estava amarrado por uma corda ao reboque do veículo. As imagens foram gravadas por uma moradora e viralizaram nas redes sociais nesta terça-feira (28). A Polícia Civil investiga o caso.
A prefeitura de Pariconha informou que o homem que aparece nas imagens é servidor da Secretaria Municipal de Agricultura. O nome dele não foi divulgado. Em nota, a prefeitura informou que o servidor foi afastado de suas funções e está tomando as devidas providências. A nota diz ainda que o animal não apresenta nenhum tipo de problema de saúde e foi remanejado para um local adequado (leia a nota na íntegra ao final do texto).
O animal é levado praticamente sentado pela rua. Depois ele se levanta e faz força para tentar se soltar. A moradora que fez o registro se revolta e diz que vai mostrar o vídeo à polícia.
“Olha, arrastando o bichinho aqui no meio da rua. Querendo levar o animal à força. Você está mandando filmar a sua cara, então olha aqui quem é. Vou levar diretamente na polícia. Parece que a jumenta não é ele, é você”, diz a moradora.
A Polícia Civil começou a fazer diligências, juntamente com a Polícia Militar, para prender o autor dos maus-tratos. “Ele já foi identificado. Já fomos até a residência dele, mas tivemos a informação que ele foragiu”, informou o chefe de operações Ademir Oliveira.
O agente policial disse ainda que o homem foi intimado, as testemunhas começaram a ser ouvidas e um inquérito policial foi instaurado.
Nota da Prefeitura de Pariconha
A Prefeitura de Pariconha, diante da repercussão do caso envolvendo um funcionário do município, vem por meio desta manifestar seu repúdio ao ato. O prefeito municipal, Antônio Telmo, também não corrobora com tal ato e, de forma administrativa, já afastou o cidadão do cargo e está tomando as devidas providências acerca do ocorrido.
A secretaria responsável já identificou o animal, que não se encontra com problemas físicos, e remanejou o mesmo para um local adequado. O remanejo de animais de rua vem sendo feito há muito tempo, sendo este um ato isolado.
O município, desde a noite de ontem, deu todo suporte à guarnição da Polícia Militar, bem como aos policiais do Pelotão de Operações Especiais – PELOPES”.
Fonte: G1