Paulo Dantas (MDB) tomou posse para o 2º mandato como chefe do Executivo de Alagoas neste domingo, dia 1º de janeiro de 2023. Na cerimônia, realizada na Assembleia Legislativa (ALE), o governador afirmou que é hora de “desarmar os palanques” e que espera “fazer a diferença” na vida da população.
“Todos querem que o Estado dê certo. Com muita humildade, eu vou sempre pedir o apoio de todo mundo. A eleição acabou, nós temos que desarmar os palanques. Eu respeito quem votou no Lula, quem voltou no Bolsonaro, quem votou em Paulo, quem votou contra Paulo… eu vou administrar para os mais de três milhões de habitantes. Que a minha administração tenha condições de fazer a diferença”, disse Paulo Dantas.
Além de Paulo, os deputados estaduais deram posse ao vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT). A chapa vencedora foi eleita em outubro de 2022 com 52,33% dos votos válidos, o equivalente a 834.278 votos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/L/0/sQzYVjSdAHNQEJIs40Og/ronaldo-lessa-toma-posse-como-vice-governador-de-alagoas.jpeg)
Ronaldo Lessa toma posse como vice-governador de Alagoas — Foto: Igor Pereira
O primeiro governo de Paulo Dantas durou pouco mais de seis meses, quando ele foi eleito governador-tampão em maio de 2022. Agora, reeleito e empossado, ele elencou as prioridades para os quatro anos deste segundo mandato, com destaque para a Educação.
“Manter todos os programas, ações e investimentos que nós estamos fazendo. São mais de 300 obras que estamos tocando, temos programas sociais importantes, como o pacto contra a fome, que será agora transformado em programa de transferência, Cartão Cria, Cartão Escola 10, alfabetizar as crianças na idade certa, acabar com o analfabetismo, colocar à disposição da nossa juventude mais escolas em tempo integral, construção de mais hospitais [e os programas] Mais Médicos, Daqui pra o Mundo, o crédito do trabalhador, e os nossos investimentos em energia renovável, saneamento básico e oferta de água potável”, afirmou.
O governador também destacou que mantém em seu primeiro escalão de secretários uma maioria formada por mulheres, 14. Enquanto os homens são 13 secretários.
“Fomos o primeiro estado do Brasil a ter um secretariado de maioria feminina. E sabe o que eu penso quando olho para este fato? Que Alagoas poderia ter feito isso há muito mais tempo. Vocês ocupam estes cargos porque vocês são competentes, preparadas, trabalhadoras, sabem comandar, cobrar, fazer acontecer. Vocês estão aqui pelos seu próprios méritos. Lá fora do estado dizem que Alagoas é terra de cabra macho. Pois eu quero é que saibam que Alagoas é terra de mulheres brilhantes”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/P/K/Pt15yWQ42bFyMa5U1tZw/paulo-dantas-e-marcelo-victor.jpg)
Governador Paulo Dantas é recebido pelo presidente da ALE, o deputado Marcelo Victor — Foto: Pei Fon e Thiago Sampaio
Agenda com o presidente Lula
Pouco antes do discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, Paulo Dantas afirmou que ainda não tem uma agenda marcada com o presidente Lula (PT), que também tomou posse neste domingo, em Brasília, mas afirmou que vai à capital federal nesta segunda-feira (2) para eventos oficiais de governo.
“Estamos indo para Brasilia amanhã. Nós vamos participar de várias transmissões de cargo, inclusive do nosso ministro dos Transportes, o senador Renan Filho. Já estive com o vice-presidente Alckmin, que também vai ser ministro, o presidente Lula anunciou várias vezes que vai fazer um encontro, ainda em janeiro, com todos os governadores do país, então nós estamos aguardando essa agenda e vou fazer essa agenda com muita alegria”, afirmou.
Entre os pleitos que devem ser feitos ao governo federal estão a duplicação da BR-101, a duplicação de rodovias que cortam a região Sul do estado, do trecho da BR-316 entre Satuba e Pilar, além da obra de um corredor do BRT de Rio Largo até a Praça do Centenário, em Maceió.
Paulo também destacou semelhanças com o atual presidente da República. “Nós temos o mesmo alinhamento, que é defender os mais humildes, defender o social, defender as mulheres, os indígenas, os quilombolas, os negros, que é defender, sobretudo, as pessoas que mais precisam do amparo do governo de Alagoas e também da presidência da República”.
O governador de Alagoas ainda lembrou que dois programas de governo do Estado viraram referência para o Governo Federal, como “o Cartão Cria, que vai beneficiar, através de transferência de renda, crianças de 0 a 6 anos com R$ 150 por mês; e está fazendo um levantamento para auxiliar também os alunos do nosso país com uma bolsa permanência para que o aluno fique em sala de aula”.
Perfil do governador eleito
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/V/Z/PtV9prRXW6AzLVaY06vg/paulo-dantas.jpeg)
Paulo Dantas, governador de Alagoas — Foto: Vivi Leão/g1
Paulo Suruagy do Amaral Dantas é natural de Maceió e tem 43 anos. Produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac, exercia mandato como deputado estadual desde 2019, mas foi eleito indiretamente governador do Estado em maio deste ano.
O mandato-tampão de governador termina no dia 31 de dezembro de 2022. No segundo turno das eleições, foi reeleito governador de Alagoas. Com isso, inicia o segundo mandato no dia 1º de janeiro.
A vida política de Dantas começou em 2004, quando foi eleito prefeito de Batalha, sendo reeleito em 2008. Herdeiro de uma família política, Paulo Dantas é filho do ex-presidente da ALE, Luiz Dantas, que também atuou como secretário de Estado e ocupou uma cadeira no Congresso, como deputado federal por Alagoas.
Fonte: G1