Segundo o colunista Igor Gadelha do site oposicionista Metrópoles, “não são poucos os ministros do governo [Bolsonaro] que preveem, em conversas de bastidores, uma possível vitória do presidente Jair Bolsonaro nas eleições deste ano ao Palácio do Planalto já no primeiro turno”.
Os ministros calculam que a eleição presidencial de outubro caminha para terminar ainda no primeiro turno. A explicação para essa conclusão é simples: os pré-candidatos da “terceira via” não têm pontuação relevante nas pesquisas até agora, o que, na prática, deixa apenas dois candidatos na disputa.
“Enquanto o presidente e o Lula concentrarem quase 80% dos votos, não tem para onde correr: vai ser eleição de primeiro turno, e vamos ganhar”, disse um ministro ao colunista, pedindo para não ser identificado.
Em recente entrevista dada ao SBT, o Senador Flavio Bolsonaro (PL/RJ) disse haver pesquisas internas que indicavam uma situação favorável ao Presidente da República.
A aposta de ministros e assessores mais próximos do presidente é de que Bolsonaro vai ultrapassar Lula nas pesquisas no final de junho. O petista aparece hoje na frente nas pesquisas que tem sido tornadas públicas, mas mesmo entre elas, a diferença vem diminuindo.