Uma onda de calor está atingindo a Índia e o Paquistão na última semana, com temperaturas que ultrapassam os 45ºC. As altas temperaturas já causam cortes de eletricidade e escassez de água para milhões de habitantes.
Os especialistas apontam que o fenômeno deverá ser registrado cada vez com mais frequência no futuro, consequência das mudanças do clima.
Na última semana, Nova Délhi chegou a registrar 46ºC. O calor extremo afetou o noroeste e o centro da Índia, de acordo com o departamento meteorológico do país. Uma lojista local disse à Agência France Presse que é “a primeira vez” que sentia tanto calor em abril.

Já no Rajastão, no noroeste da Índia, os cortes de energia foram impostos nas fábricas para reduzir o consumo. De acordo com a imprensa local, as principais usinas estão enfrentando escassez de carvão.
LEIA TAMBÉM
- ‘Bebo mais de 5 litros de água por dia’: como os indianos têm enfrentado sua maior onda de calor em mais de meio século
- Vídeo: mulheres tomam banho em rio com espuma de poluição na Índia
Além disso, 1,4 bilhão de pessoas passam por uma diminuição no abastecimento de água, o que se agravará até as chuvas previstas para junho e julho. Na última quinta-feira (28), os bombeiros precisaram trabalhar para conter o fogo nos enormes aterros sanitários da capital indiana.
Nova Délhi, que tem mais de 20 milhões de habitantes, não tem infraestrutura moderna para tratar as 12 mil toneladas de resíduos que produz diariamente.
Além do incêndio registrado na semana passada, outros três já haviam ocorrido em menos de um mês na região.
Fonte: G1








