Os ditadores da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, se reuniram nesta sexta-feira (04), em Pequim, e deram uma exibição de unidade planejada em detalhes, classificando como “sem limites” a parceria entre os dois países.
A reunião presencial demonstrou um aprofundamento da relação entre os dois países, enquanto continuam as tensões entre o Kremlin e as potências ocidentais, com a sombra da ameaça de uma invasão russa à Ucrânia, e em um contexto mais amplo de rivalidade sistêmica entre Washington e Pequim.
Uma longa declaração conjunta foi divulgada após o encontro, que ocorreu pouco antes da abertura da Olimpíada de Inverno de Pequim, na qual Putin e Xi acusam “certos Estados e certas alianças e coalizões políticas e militares” de minar a “estabilidade estratégica global” ao se comportarem de acordo com uma “ideologia da Guerra Fria” e tentarem impor “seus próprios padrões democráticos” a outros países.








