Em anúncio feito pela Casa Branca nesta segunda-feira (06), o governo dos Estados Unidos informou que fará um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno 2022, que será realizado na capital da China, Pequim, entre os dias 4 e 20 de fevereiro. O governo americano disse que não enviará representantes ao país devido ao “genocídio e crimes contra a humanidade em Xinjiang”. Porém, os atletas estarão liberados para participar do evento.
“Os atletas do Team USA contam com todo o nosso apoio. Estaremos dando-lhes 100% de suporte, enquanto torcemos por eles daqui”, disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca.
Diversas organizações de direitos humanos também denunciaram ao longo do ano a ditadura chinesa por ter aprisionado cerca de 1 milhão de muçulmanos em “campos de reeducação”.
“A representação diplomática americana trataria estes Jogos como se nada tivesse acontecido, apesar das flagrantes violações dos direitos humanos e das atrocidades da China em Xinjiang. E simplesmente não podemos fazer isso”, afirmou o porta-voz.
Fonte: Pensandodireita