O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, vai ampliar o atendimento a partir desta sexta-feria (19). A unidade foi inaugurada em julho de 2020 e atendeu, exclusivamente, pacientes com Covid durante um ano e quatro meses. Agora, passa a realizar cirurgias de média e alta complexidades em algumas especialidades.
A mudança do perfil assistencial se deve à queda da curva de contágio da doença pandêmica em Alagoas, além da redução nas internações e nos óbitos por Covid-19.
Apenas o Hospital da Mulher, em Maceió, continua com atendimento exclusivo para pacientes com Covid.
A unidade conta com 133 leitos, sendo 100 clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Inicialmente serão realizados procedimentos cirúrgicos nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia. Posteriormente, as cirurgias serão ampliadas para as especialidades de cardiologia, neurologia, ginecologia, nefrologia e urologia.
Com a mudança do perfil assistencial, os 166.048 moradores de Porto Calvo, onde o HRN está localizado, além de Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres receberão assistência hospitalar na região onde residem.
A medida deve contribuir para reduzir o fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
“Após quase um ano e meio focado na assistência aos infectados pelo novo coronavírus, vamos realizar a mudança de chave, alterando o perfil assistencial e assegurando que ele cumpra o real papel para o qual foi planejado e construído”, disse o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
O governo do estado informou ainda que vai inaugurar, nesta sexta (19), o Centro de Referência em Especialidades que vai funcionar em um prédio anexo ao HRN. Os moradores da II Região de Saúde terão um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. Para assegurar um diagnóstico preciso e agilizar a assistência, o serviço vai contar com equipamentos de última geração, como Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.
Fonte: G1