Marina Nobre Casado, de apenas 8 anos, derrotou quatro oponentes no Campeonato Alagoano de Xadrez na categoria sub-8 e levou pra casa a medalha de ouro. O evento foi realizado em novembro, e a família ainda está surpresa com o ótimo resultado da filha caçula.
Chama atenção o fato de Marina ter aprendido a jogar xadrez há pouco tempo, em fevereiro. Durante o período de pandemia de Covid, o jogo virou uma distração para ajudar a ela e ao irmão Matheus a passar o tempo. O vizinho Richard Santos foi quem ensinou as técnicas , mas a evolução da menina foi bem rápida.
O sucesso da série “Gambito da Rainha”, da Netflix, também ajudou na divulgação da história. Serviu ainda de inspiração para as jogadoras de xadrez.
Marina falou sobre a conquista em entrevista à repórter Andréa Resende, da TV Gazeta.
“Eu comecei na minha escola e depois veio a quarentena. Eu me mudei, mas continuei jogando aqui com os vizinhos e meu irmão. Eu fui evoluindo, me inscreveram e foi “, contou Marina.
Mãe da campeã, Vanessa Nobre disse que o desempenho logo chamou atenção.
– Foi uma surpresa imensa para nossa família, para os amigos, pra todo mundo que convive com a Marina – disse Vanessa, que também ficou impressionada com a mudança no comportamento da filha depois de aprender a jogar.
– O xadrez interfere em todos os ramos da criança. Respeito, ela tá aprendendo muito essa questão; inteligência emocional, porque ela precisa ter muita paciência na jogada dela e na do adversário; a atenção, porque ela precisa observar se está fazendo a jogada certa e a jogada do adversário também. Então são vários lados da vida que o xadrez muda, e eu não sabia – comentou Vanessa.
A vitória virou incentivo. Neste mês, a campeã participará de mais duas competições.
– Quando eu ganhei esse, eu fiquei mais confiante. E agora vou encarar todas pra ganhar – completou Marina.
Fonte :GloboEsporte








