Alunos de todas as faculdades particulares de Alagoas estão fazendo campanhas com intuito de cobrar das faculdades uma posição acerca do assunto tratado. Algumas faculdades estão oferecendo aula remota com conteúdos personalizados e os alunos estão querendo desconto, adiamento do pagamento das mensalidades e até mesmo um parcelamento nos meses em que a crise se encontra. A quantidade de alunos trancando cursos é assustadora, muitos foram demitidos dos seus empregos por conta da quarentena e outros são autônomos e estão com seus negócios parados.
Algumas faculdades se negam a oferecer qualquer tipo de desconto ou de adiamento das mensalidades e como justificativa afirmam que a aula presencial continua de forma remota. Justificando que aula remota é diferente de aula EAD as faculdades não estão dando atenção necessária a seus alunos. Com a paralisação das aulas presenciais os custos das faculdades diminuirão. Contas de energia, água, material de limpeza entre outros gastos que as faculdades não está arcando no presente momento. Por outro lado os alunos estão estudando de casa gastando da sua própria energia e sua própria internet.
A justificativa dos órgãos de proteção ao consumidor são de que o contrato firmado não pode ser anulado ou modificado. E por ” Nota Técnica n.º 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ ” eles recomendam que os consumidores evitem o pedido de desconto de mensalidades a fim de não causar um desarranjo nas escolas que já fizeram sua programação anual, o que poderia até impactar o pagamento de salário de professores, aluguel, entre outros.
Porém os órgão está agindo completamente por interesse das instituições e das empresas, deixando de lado os estudantes desempregados e sem condições de manter o pagamento. E ainda recomendam que quem estiver sem dinheiro para pagar a faculdade não peça desconto. Por outras palavras “PASSEM FOME MAS PAGUEM SUAS MENSALIDADES”. É essa a imagem que os estudantes tem do órgão que deveria agir com proteção nesse momento.
Estão mantendo o argumento com base em um contrato firmado antes do momento de crise. O problema é mais sério do que se parece pois muitos alunos não irão conseguir pagar suas mensalidades e seus nomes serão sujos e como efeito colateral seus financiamentos serão prejudicados, seus cartões de credito bloqueados gerando uma bola de neve. Além dos problemas psicológicos que com certeza serão desenvolvidos por esses motivos.
Qualquer outra decisão ou informação do assunto a redação do Portal Verdade Alagoas ira publicar e informar aos seus leitores.
Para ver o documento: PROCESSO
Matéria: Redação Verdade Alagoas








