O governo de Alagoas determinou o fechamento de igrejas, shoppings, bares, restaurantes e outros diversos estabelecimentos comerciais a partir da meia-noite desta sexta-feira (20), durante 10 dias. Além disso, pessoas gripadas deverão ficar em casa por 14 dias. O governador Renan Filho (MDB) fala em ‘isolamento total’ para evitar a disseminação do novo coronavírus no estado.
Fica permitido o funcionamento apenas de supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde, higiene, limpeza e alimentação
O anúncio foi feito em conjunto com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido). Para a capital do estado, o prefeito informou que também baixou um decreto para fechamento dos mesmos estabelecimentos na cidade, “preservando serviços de limpeza, higiene pessoal e alimentação”.
Veja os detalhes abaixo:
Fechados por 10 dias
- bares, restaurantes e lanchonetes
- estabelecimentos de comércio que prestem serviço com a presença de clientes
- templos religiosos, igrejas e demais instituições religiosas
- museus, cinemas, eventos culturais, exposições e outros equipamentos culturais
- academias, centros de treinamento
- shoppings, galerias e demais estabelecimentos
- barracas de praia na orlas, rios, piscinas, clubes e receptivos e outros locais com aglomeração
- transporte intermunicipal regular, complementares e trens urbanos
Podem funcionar
- supermercados, farmácias e locais que prestam serviços de saúde
- indústrias e fornecedores do ramo farmacêutico, químico, alimentício, produção hospitalar, de água, gás, limpeza e higiene
- órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação, estabelecimentos odontológicos, hospitalares, laboratório de análises, clínicas de fisioterapia, psicológicas e de reabilitação
- distribuidoras de energia e serviços de telecomunicações
- postos de combustíveis
- funerárias
- agências bancárias
- casas lotéricas
- padarias
- clínicas veterinárias
- lojas de produtos para animais
- lavanderias
- oficinas mecânicas
Serviços públicos mantidos
- água
- Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)
- Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)
- Polícia Militar
- Defesa Civil
- Perícia Oficial
- Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal)
O prefeito de Maceió classificou a situação como uma operação de guerra.
“Se alguém, por exemplo, de bar ou restaurante insistir em funcionar, a Prefeitura poderá cassar sua licença de funcionamento. Estamos tratando de vidas, a gente não pode brincar com isso. Realmente é uma operação de guerra”, explicou o prefeito Rui Palmeira.
O cumprimento do decreto vai ser fiscalizado pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal de Maceió. “Haverá fiscalização e haverá responsabilização civil. Quem não compreende a importância do momento está brincando com a sua própria vida e com a vida do cidadão alagoano”, disse Renan Filho.
O decreto também determina que os veículos de transporte terrestre de passageiros sejam inspecionados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ela Polícia Rodoviária Estadual quando entrarem em território alagoano.
O objetivo é verificar a presença de passageiros que possam apresentar sintomas da Covid-19 e direcioná-los ao atendimento de saúde.
O decreto governamental também classifica como ponto facultativo para servidores estado até 27 de março, a partir da meia-noite desta sexta.
“O objetivo é a proteção da população. Enfrentaremos juntos por um único objetivo”, falou Renan Filho.
Fonte:G1








