A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, falou que o ministério vai fortalecer a Patrulha Maria da Penha em Alagoas durante a 1ª Conferência Nacional das Rondas e Patrulhas Maria da Penha, na noite desta sexta-feira (6), na sede da OAB, em Maceió. Em novembro, a OAB Alagoas divulgou que os casos de feminicídio no estado crescem mais que o dobro em 2019.
“A gente vai fortalecer esse projeto em todo o Brasil. Nós vamos fortalecer a Patrulha Maria da Penha de Alagoas. É um compromisso da ministra”, disse a ministra.
Damares Alves também disse que a Patrulha Maria da Penha é um projeto que vem apresentando resultados positivos.
“Eu acredito na Patrulha Maria da Penha. Eu acredito na ronda. Aonde a Patrulha Maria da Penha está passando, aonde a ronda Maria da Penha está passando, ela está fazendo a diferença, ela está salvando vidas. Mas o meu sonho como ministra é que isso se multiplique muito pelo Brasil. Uma experiência exitosa, com resultados positivos. Uma experiência que a cada dia está se aperfeiçoando”, disse Damares.
“Este é um projeto que dá certo. Essa uma experiência que está mudando a vida de muitas mulheres no Brasil”, complementou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.
A comandante da Patrulha em Alagoas, major Daniele, explicou o objetivo do evento.
“Esse evento vai entregar a ministra um protocolo de feminicidio que são ações para serem feitas pelas patrulhas Maria da Penha”, disse a major.
No sábado, a programação do evento vai ser no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com a 1ª oficina do projeto Salve Uma Mulher, voltada para mulheres marisqueiras. A ação tem como objetivo disseminar informações sobre violência contra a mulher e a rede de enfrentamento.
Durante a oficina Salve Uma Mulher, um Termo de Execução Descentralizada (TED) será assinado entre o Ministério e o IFAL para a capacitação profissional de 350 mulheres nas áreas de auxiliar de cozinha, aperfeiçoamento para camareiras em meios de hospedagem e formação continuada em empreendedorismo e mídias sociais. Os cursos serão em Taquarana, Campo Alegre, Marechal Deodoro, Piranhas, Anadia e Maceió.
fonte: G1








