O CSA tem um jogo difícil nesta quinta-feira, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alagoana enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre. No esquenta da partida, vale lembrar um personagem especial do futebol brasileiro que liga os dois clubes. O gaúcho Luiz Felipe Scolari, além de conquistar seu primeiro título no futebol, iniciou a carreira de técnico no Azulão. No Grêmio, ele ganhou quase tudo na década de 90.
Passagem pelo Azulão
Felipão chegou ao CSA em 1981. Em Alagoas, ele conquistou seu único título como zagueiro: campeão estadual. Em 1982, se aposentou e iniciou a carreira de treinador, impondo seu estilo. Comandou a equipe no Brasileiro da Série A por sete partidas: teve uma vitória, quatro empates e duas derrotas.
Multicampeão pelo Grêmio
No time gaúcho, Felipão fez história. Por lá, o treinador conquistou títulos importantes, como a Copa do Brasil de 1994, a Copa Libertadores da América de 1995 e o Campeonato Brasileiro de 1996, além de títulos estaduais. Ao todo, foram 208 jogos como técnico do Grêmio: 96 vitórias, 54 empates e 58 derrotas. Sua última passagem pelo Tricolor foi encerrada em maio de 2015.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/H/s/g5FQlsRl2jZBBo60JCxQ/406ff9318d57662fb91695acb74879f5-gpmedium.jpg)
Felipão teve grandes passagens pelo Grêmio — Foto: GloboEsporte
História vencedora
São 27 anos de carreira. O técnico, que começou no CSA e teve passagens marcantes pelo Grêmio, também treinou Juventude, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Pelotas, Goiás, Qadsia, Coritiba, Criciúma, Al-Ahli, Jubilo Iwata, Grêmio, Cruzeiro, Chelsea, Bunyodkor e Guangzhou Evergrande e Palmeiras.
No clube paulista, voltou a Maceió neste ano e empatou com o CSA por 1 a 1. Foi muito bem recebido pela torcida azulina e retribuiu o carinho.
– É sempre bom voltar a Maceió e reencontrar amigos – lembrou o treinador, após o jogo no Rei Pelé.
Felipão, que completa 71 anos no próximo sábado, também comandou as seleções do Kuwait, do Brasil e de Portugal. Em 2002, ano de destaque da sua careira, foi pentacampeão do mundo com a Seleção.
Nesta quinta-feira, Grêmio e CSA se enfrentam em Porto Alegre. O jogo, válido pela 31ª rodada da Série A, está marcado para as 21h. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/04/30/felipao-csa.jpg)
Felipão já ganhou até mosaico da torcida do CSA no Rei Pelé — Foto: GloboEsporte
fonte: GloboEsporte