O deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL-RJ) protocolou um projeto onde pede que professores do estado do Rio de Janeiro sejam submetidos a teste de uso de drogas a cada 90 dias.
Segundo o texto, os docentes da rede pública e privada deverão ser submetidos a exame toxicológico “especialmente para substâncias psicoativas ilícitas que causem dependência ou, comprovadamente, comprometam a capacidade intelectual e raciocínio”.
Para que o projeto ganhe validade, primeiro precisa passar pelas comissões da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ser aprovado pelos deputados e depois sancionado pelo governador.
A proposta também define que a Secretaria de Estado de Educação deverá concentrar o resultado dos exames, os tornando públicos para consulta em seu sítio eletrônico oficial.
Também afirma que “os docentes cujo os exames apontarem o uso de entorpecentes e substâncias psicoativas ficarão impedidos de lecionar até a realização de próximo exame que ateste a ausência destas mesmas substâncias”.
Professores pegos no exame e afastados na rede pública teriam os salários descontados. “O docente da rede pública de ensino que possuir quatro exames toxicológicos que apontem o uso de substâncias psicoativas ilícitas será exonerado”, prevê o projeto de lei.
fonte: GospelPrime