Manchas escuras, supostamente de óleo, foram registradas pela coordenação de emergência ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) na Ilha dos Poldros, localizada no Delta do rio Parnaíba. O material foi encontrado também em outras praias do Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
A região fica no território do Maranhão, próximo à divisa entre o estado e o Piauí. Um vídeo registrado por um surfista na Ilha dos Poldros mostra várias manchas espalhadas pela areia da praia. Em um momento do vídeo, o surfista mostra uma tartaruga morta e coberta pelo óleo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/C/h/AQSGpmSYCxjmtCUrru8A/poldros2.png)
Tartaruga e manchas escuras foram encontradas na Ilha dos Poldros, no Delta do Parnaíba — Foto: Instituto Socioambiental/ Unidades de Conservação do Brasil
Uma operação foi realizada por equipes da Capitania dos Portos e do Ibama do Piauí e Maranhão e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, para coletar amostras das manchas. O material coletado será enviado para análise pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, localizado em Arraial do cabo-RJ, organização militar da Marinha do Brasil.
O chefe da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Daniel Castro, disse em entrevista que o material passará por uma análise chamada “cromatografia”, que deve determinar a origem da mancha. “Com esse teste podemos chegar até a empresa que seria responsável por esse material”, disse.
fonte: G1