O CSA vai encarar o Grêmio nesta segunda, ás 20h, no Rei Pelé. O time de Renato Portaluppi será quase todo reserva, com exceção do zagueiro Geromel, que está suspenso na Libertadores e, por isso, deve entrar em campo.
Em penúltimo lugar no Brasileirão, o CSA precisa da vitória para retomar a confiança e, quem sabe, engrenar na competição. No último jogo, dentro de casa, sofreu uma goleada para o Athletico, que atuou sem os titulares. Dessa vez, a história precisa ser diferente.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/S/t/Da7AijSZCsfZA8n2AUPg/csa-gremio.jpg)
Provável escalação do Grêmio contra o CSA — Foto: GloboEsporte
A equipe do GloboEsporte apurou como o time gremista deve entrar em campo. Quais são os pontos fracos que o treinador Argel Fucks pode aproveitar e quais os pontos fortes da equipe gaúcha.
Libertadores
Um fator importante, que pode pesar a favor do Azulão, é o foco total do Grêmio na Libertadores. Como o time de Renato está nas oitavas da competição internacional, a escalação do Grêmio deve ter: Julio César; Léo Moura, Paulo Miranda, Geromel e Juninho Capixaba; Rômulo, Darlan, Galhardo, Luan e Pepê; Diego Tardelli. Ou seja, irá com a maioria dos jogadores reservas. No Brasileirão, a equipe gaúcha tem 15 pontos e está no meio da tabela.
Experiência e juventude
Por outro lado, os “reservas” do Grêmio têm, além de jogadores de destaque, como Tardelli, Léo Moura, Geromel (que está suspenso na Libertadores), Paulo Miranda, Luan, Galhardo e Rômulo, uma safra de jovens promissores, que pode dar trabalho para o CSA. Pepê, por exemplo, é uma das maiores promessas do clube. Ele já balançou a rede três vezes no Brasileiro.
Eleito o melhor jogador da América do Sul em 2017, Luan não tem repetido as boas atuações e acabou perdendo um pouco de espaço no time de Renato Portaluppi. Porém, o meia-atacante é sempre uma esperança de gols do Grêmio e deve ser marcado de perto pelos volantes azulinos Nilton e João Vitor.
Trio ofensivo
A maior preocupação do CSA deve ser com o trio de ataque do Grêmio, formado por Pepê, Luan e Diego Tardelli. Mesmo em uma fase ruim, Tardelli marcou seu primeiro gol na Libertadores com a camisa do Grêmio, contra o Libertad.
O caminho das laterais
Esse pode ser o ponto a ser explorado pelo time do CSA contra o Grêmio. Os laterais gremistas, Léo Moura e Juninho Capixaba, têm por característica serem muito ofensivos. Utilizar pontas de velocidade para jogar nas costas destes jogadores seria uma boa opção. Uma solução é aproveitar a qualidade no passe de Didira, que pode cair mais os lados, dependendo da situação do jogo.
O meio-campo do time gaúcho deve ser bem compacto. Portaluppi deve colocar três volantes para segurar o ímpeto do Azulão. Galhardo, Rômulo e Darlan são peças quase certas nesse próximo confronto e vão dificultar a criação de jogadas centrais do CSA.
fonte: GloboEsporte