Alagoas imunizou 88,56% do público-alvo contra a gripe até a manhã desta sexta-feira (31), último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta mínima de cobertura, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90%.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Dos 876.935 alagoanos que precisam ser imunizados, 776.638 haviam comparecido aos postos de vacinação até a realização do levantamento mais recente.
Outras 100.297 pessoas ainda precisam receber a vacina para que o estado alcance a cobertura mínima.
Em Maceió, o levantamento mais recente divulgado ainda é da última quarta (29). Até aquele dia, 76,51% do público prioritário havia recebido a vacina, o que corresponde a 202.836 pessoas.
Ainda na capital, o grupo mais imunizado foi o privado de liberdade, que conseguiu vacinar 106,47% do total esperado. Depois, vêm os idosos (90,80%) e os trabalhadores da Saúde (85,78%). Os menores resultados foram entre as crianças (62%) e os policiais (34,25%).
Os números relativos a todo o país também são do dia 29 de maio, onde 75% do público-alvo havia sido imunizado, o que representa 44,6 milhões de pessoas. Ainda faltavam cerca de 15 milhões para a meta mínima.
O Ministério informa ainda que a partir do dia 3 de junho, as doses restantes serão colocadas à disposição de toda a população. Não serão entregues vacinas extras.
Quem deve se vacinar
- Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes em qualquer idade gestacional
- Puérperas (no período de até 45 dias pós-parto). Nesse caso, é preciso apresentar documento que comprove a gestação, como a certidão de nascimento, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto)
- Pessoas com 60 anos ou mais. É preciso apresentar documento de identificação com foto
- Trabalhador de saúde. Todos os ativos dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, devem apresentar comprovação, como crachá, contracheque atualizado ou declaração do estabelecimento de saúde
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. É preciso apresentar prescrição médica especificando a patologia e o motivo da indicação da vacina ou receita médica atualizada
- Professores das escolas públicas e privadas, que estão na ativa. É preciso apresentar comprovação, como contracheque atualizado, crachá ou declaração do estabelecimento de ensino
- Povos indígenas
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População provada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional
fonte: G1








