Adriano Gabiru sabe muito bem o que é vestir as camisas de CSA e Internacional. O ex-jogador, hoje com 41 anos, foi revelado pelo clube alagoano e viveu o momento mais importante de sua carreira no Colorado, com o gol do título mundial de 2006.
Ele conversou com o GloboEsporte nesta terça, por telefone, e falou sobre a partida entre Internacional e CSA, marcada para domingo, pelo Brasileirão. Sobre a preferência, ficou em cima do muro. Os dois clubes são muito importantes para Adriano.
– Eu estou acompanhando pouco, mas sempre que posso vejo os gols, os lances. Espero que o CSA faça uma boa campanha no Brasileiro. Eu comecei no CSA e ganhei o título do Alagoano de 1997. Mas também tenho minha história no Inter. Eu gosto dos dois, não tenho preferência e torço pra que façam um bom jogo – comentou.
No CSA, o alagoano Carlos Adriano de Souza Vieira deu os primeiros passos. Foi revelado no Mutange e começou a se projetar no futebol na década de 90. Não era conhecido como Gabiru nessa época. O apelido pegou um pouco depois, no Athletico-PR.
– Passei muito frio em Curitiba. Mas a gente se acostuma. Em Maceió, onde nasci e me criei, não tem frio, é mais calor mesmo. Eu cheguei em Curitiba, era bem magrinho, e pegou esse apelido de Gabiru. Quem colocou foi o Flávio (goleiro), que era da minha terra também. Mas eu gosto. Adriano tem muitos por aí, mas Adriano Gabiru só eu mesmo.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/09/04/13_1997.jpg)
Adriano Gabiru (segundo agachado da esq para dir) no CSA de 1997 — Foto: Museu dos Esportes de Alagoas
Gol histórico
Em 2006, Gabiru fez história no Inter. Trocou o azul, do CSA, pelo vermelho. Foi dele o gol mágico da final do Mundial Interclubes, contra o poderoso Barcelona, de Ronaldinho. O Colorado venceu por 1 a 0 e levantou a taça mais importante de sua galeria.
– Fui campeão da Libertadores também e campeão mundial pelo Inter. Marcou mesmo. Fiz o melhor que eu podia. Tive uma carreira de muitas alegrias. Aquela bola de chapa ali, contra o Barcelona, então… Foi um sonho.
Adriano encerrou a carreira em 2017, aos 39 anos. Antes de pendurar as chuteiras, ele ainda defendeu o Mixto, JMalucelli, Guarani Bagé, Tanambi-RS e Taboão da Serra-SP. Seu último clube foi o Tupi de Crissiumal, do Rio Grande do Sul.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/07/14/gabiru02_ap62_450.jpg)
Adriano Gabiru comemora o gol do título mundial do Inter — Foto: AP
Domingo, Internacional e CSA se enfrentam pela 5ª rodada do Brasileirão. O jogo será no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 16h. Na tabela, o time alagoano aparece na 17ª posição, com três pontos. O Colorado é o 9º, com seis.
Perfil
Adriano Gabiru
Nome: Carlos Adriano de Souza Vieira
Data de nascimento: 11/08/1977
Idade: 41 anos
Nasceu em: Maceió