Mais de 500 presos do sistema prisional de Alagoas foram remanejados para outras unidades na quarta-feira (27). A ação foi comandada pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e mobilizou dezenas de militares do Bope e Grupamento Aéreo, além de agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit).
Segundo a Seris, os custodiados foram remanejados entre a Casa de Custódia da Capital e a Penitenciária de Segurança Máxima.
De acordo com o supervisor da Central de Monitoramento Eletrônico de Presos, tenente PM Alucham Fonseca, o principal objetivo da operação é sufocar as facções e, com isso, tornar essas unidades ainda mais seguras. “Com este remanejamento, vamos evitar que outros presos sejam cooptados por qualquer organização criminosa”, disse.
Ainda segundo o militar, a operação contou com o apoio de 12 viaturas, sendo seis carros-cela, e uma ambulância para o caso de eventual intercorrência. “Agora, os familiares de todos os reeducandos transferidos serão devidamente comunicados da mudança”, emendou Fonseca.
O chefe de Segurança e Disciplina das Unidades Prisionais de Alagoas, Marciano Alex da Silva, por sua vez, acrescentou que a segunda fase da operação deve ocorrer dentro de 60 dias.
“Nesta primeira fase, desocupamos um módulo da Casa de Custódia para destiná-lo a presos não faccionados. Na segunda, faremos uma nova transferência para de fato concentrar todos os que se declaram faccionados na Penitenciária de Segurança Máxima”, salientou o agente penitenciário.
fonte: G1








