Prevista para cumprir uma missão de três meses, a sonda Opportunity, que aterrissou em Marte no dia 25 de janeiro de 2004, acabou ficando em atividade por 15 anos. Sem comunicação com a Terra desde junho de 2018, somente no último dia 13 de fevereiro é que a NASA resolveu dar a missão como encerrada e, oficialmente, declarar a morte da Opportunity.
Agora, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, sigla em inglês) começou a revelar as últimas imagens enviadas pela Opportunity e descobriu algumas fotos panorâmicas em 360º que foram tiradas na borda da Endurance, uma super cratera marciana. Percebam as partes em preto e branco no canto inferior esquerdo da foto, que ficaram assim porque a sonda não teve tempo de aplicar os filtros de cor antes de ser soterrada por uma tempestade de poeira.
Fonte: NASA/JPL-Caltech/Cornell/ASU
A foto mostra detalhes do local que a NASA chama de “Perseverance Valley”, em Marte, e foi construída a partir de 354 imagens capturadas com a câmera panorâmica da sonda, entre 13 de maio e 10 de junho de 2018. Ela é considerada por John Callas, gerente de projetos da Opportunity no JPL, a chave de ouro que fechou o ciclo de explorações da sonda.
Para ver a foto em alta resolução, acessem o site oficial do JPL clicando neste link.
Durante seu tempo em atividade, a sonda enviou mais de 228 mil imagens desde que começou a operar. Enquanto estava coletando mais material fotográfico, ela foi “surpreendida” por uma tempestade de poeira com 35 milhões de quilômetros quadrados de extensão, ficando soterrada. Como seus painéis solares não receberam mais luz do sol, o robô ficou sem energia e parou de funcionar.
Nos resta, agora, a esperança de um dia podermos resgatar a heroica sonda que viveu 60 vezes mais tempo que o planejado.
fonte: TecMundo