O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, participou, nesta sexta-feira (15), da 1ª Assembleia Geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Alagoas (Cosems), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal).
No encontro, os gestores discutiram temas como o panorama do Programa Mais Médicos em Alagoas e a situação atual do Glaucoma no Estado. Em relação ao Programa Mais Médicos, a apoiadora técnica do Cosems, Camila Nogueira, expôs as dificuldades dos municípios que estão sem profissionais depois da saída dos cubanos. “Temos 15 vagas abertas deixando desassistidos 11 municípios. É uma situação preocupante que pode se agravar porque todos os dias recebemos pedidos de desligamento e normalmente a justificativa são por motivos pessoais”, ressaltou Camila.
Quanto ao Glaucoma, os ressaltaram o posicionamento do Estado, que se comprometeu em distribuir os colírios com a União.
Em Maceió, o secretário José Thomaz Nonô, contou que o município fez um esforço significante para manter os atendimentos, mesmo após a redução financeira do Programa.“Tentamos de todas as formas não deixar nenhum paciente desassistido. Atualmente, estamos cumprindo a nossa parte com os munícipes de Maceió”, frisou o secretário, acrescentando que na capital os prestadores não suspenderam o serviço e a distribuição dos colírios.
Amanda Vieira / Ascom SMS