Representantes de diversas instituições que compõem o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizaram, nesta terça-feira (30), mais uma reunião do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O encontro, realizado no Sebrae Alagoas, teve como pautas principais as ações previstas para a alta temporada e o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para o setor.
A reunião foi conduzida pelo secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, e a secretária-adjunta da pasta, Graziella Fritscher, que apresentaram os projetos e ações da Secretaria e atualizaram o Conselho sobre importantes entregas em andamento, como é o caso dos banheiros públicos da orla, do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel e da guarderia para equipamentos náuticos. As ações de marketing também foram apresentadas, a exemplo do portal Experimente Maceió, o projeto de realidade virtual Maceió 360, de automação digital e os press trips com a imprensa especializada e influenciadores digitais.
Além disso, a Semtur apresentou o aplicativo criado durante o Hackathon – maratona voltada para programadores, designers e outros profissionais que atuam com o desenvolvimento de softwares e plataformas digitais. O evento, realizado em dezembro do ano passado pela Secretaria e o Sebrae Alagoas, reuniu cinco equipes para pensar e executar soluções inovadoras que pudessem integrar os diversos atores do turismo local. Após mais de 30 horas de trabalho, a equipe CP Software foi a vencedora, com a criação de um aplicativo que recomenda atrativos da cidade a partir de um mapeamento do perfil do turista.
A equipe que ficou em segundo lugar no Hackathon também deve contribuir para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo setor. Por meio do projeto de automação digital no site e na fanpage do Facebook projeto Experimente Maceió, a equipe Fábrica de Bot é responsável pelo desenvolvimento do chatbot, tecnologia que permite uma interação virtual a partir de perguntas direcionadas feitas pelo usuário.
“O Conselho desempenha um papel importante, de validar as ações da Prefeitura de Maceió voltadas para o turismo, um espaço onde debatemos temas relevantes para o desenvolvimento do setor. Hoje abordamos as novidades para a alta temporada 2018/2019, com destaque para um pacote de ações inovadoras e tecnológicas desenvolvidas em parceria com o trade turístico. A qualificação dos serviços ofertados pelo destino contribuem diretamente para um processo de fidelização do turista”, explicou Jair Galvão. De acordo com o secretário, os projetos devem ser lançados ainda este ano.
Segundo pesquisa divulgada pelo portal Teleco, a capital alagoana ocupa o segundo lugar no ranking de capitais do Nordeste que mais ofertam serviços inteligentes ao cidadão, à frente de Recife, Salvador, João Pessoa, Teresina, São Luís e Aracaju.
“Estamos desenvolvendo, junto à Prefeitura de Maceió, o Marco Legal da Inovação, com direcionamentos legislativos que devem colocar a capital alagoana em destaque regional no segmento. A ideia é abrir caminhos para investimentos que beneficiarão o Município como um todo, por meio do fomento às startups e o fortalecimento de diversos segmentos, como o turismo, economia criativa, gastronomia, entre outros”, explicou a gerente da unidade de Comércios e Serviços do Sebrae Alagoas, Vanessa Fabá.
O Marco Legal da Inovação visa a construção de uma legislação que vai reger e fomentar as atividades científicas e tecnológicas como estratégias para o desenvolvimento socioeconômico da capital.
Estiveram presentes na reunião representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) em Alagoas, Porto de Maceió, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Fecomércio, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Sesc-AL, Senac, Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur) e Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS).