Em continuidade às mobilizações do Maceió Rosa, que durante todo mês de outubro promove ações de prevenção ao câncer de mama, a Unidade de Saúde da Família (USF) Ouro Preto promoveu, nesta quarta-feira (17), uma série de atividades direcionadas às mulheres da comunidade.
Na unidade, foram feitos testes rápidos para HIV, Aids, Sífilis e Hepatite B e C, demonstração de autoexame da mama, solicitação de citologia e encaminhamento para mamografias, além de palestras educativas em sala de espera e práticas corporais com o apoio da Equipe 7 do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e do Grupo de Mama Renascer.
A ação também levou atividades recreativas e de socialização para as mulheres, com um aulão de FIT Dance e contou com a presença da personagem Fada do Outubro Rosa, interpretada por Gilvanete Brasileiro, voluntária da ONG Renascer.
De acordo com Rosilda Helena Lisboa, médica da USF Ouro Preto, além da mobilização que ocorre durante todo este mês, a unidade faz um contínuo trabalho de prevenção. “Como rotina, já fazemos consultas com as mulheres, fazemos avaliação periódica dos prontuários, fornecemos orientações e realizamos testes rápidos. Ao longo de 2018, vamos conseguir bater a meta de mil coletas de material para citologia e isso representa muito para nós como equipe e para as pacientes que contam com um serviço de qualidade”, comemora.
Para Creuza Ferreira, paciente da unidade desde 1998, é importante sempre realizar exames preventivos. “Hoje já fiz teste rápido e peguei solicitação para os exames. Acho que essa é uma mobilização muito boa, gosto muito da equipe da unidade”, afirma.
A equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) também esteve presente com a realização de uma oficina de reaproveitamento de material reciclado, com a fabricação de jarros de garrafas pet e caixas de suco e leite. O objetivo desse serviço é reaproveitar o material reciclável e diminuir a quantidade de lixo jogada em córregos e aterros sanitários.
A Campanha
O principal alerta é o chamamento da mulher de Maceió para a realização dos exames de mamografia, de modo que mulheres de 50 a 69 anos, faixa-etária de rastreamento preconizada pelo Ministério da Saúde, são convidadas a procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia. O procedimento é realizado em uma das clínicas contratualizadas pela Prefeitura de Maceió, que prestam serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS).