A Assembleia Legislativa de Alagoas terá 44% de renovação na próxima legislatura. Isso porque, do total de 27 deputados estaduais, 15 conseguiram se reeleger no pleito deste domingo. Portanto, 12 “novos” nomes terão direito a assento na Casa de Tavares Bastos a partir de 1º de janeiro de 2019.
A candidata mais votada foi a deputada Jó Pereira (MDB), que obteve quase 55 mil votos, cerca de 10 mil a mais que Ricardo Nezinho (MDB) e Olavo Calheiros, segundo e terceiro colocados, respectivamente, e que também integram a coligação “Avança Mais Alagoas II”.
“Estou feliz e muito emocionada. Não foi uma conquista apenas do período eleitoral, mas de um mandato que teve uma interlocução muito grande com a sociedade. Sinto-me muito mais responsável e comprometida para criar vínculos cada vez mais fortes com a sociedade civil organizada, para construirmos uma Alagoas cada vez mais justa e inclusiva, com muita participação popular”, disse Jó Pereira por meio de sua assessoria de comunicação.

Deputada Jó Pereira promete segundo mandato “com muita participação popular”
FOTO: ASSESSORIA
Outra novidade será Silvio Camelo (PV), que, hoje, é vereador por Maceió. Com pouco mais de 14 mil votos, Camelo foi o único candidato eleito da coligação Alagoas que o Povo Quer (PV, PT, PCdoB). Com isso, o primeiro suplente Mauro Guedes Júnior (PV) vai assumir a vaga de Camelo no Legislativo Municipal.
E não é apenas Camelo quem vai deixar a Câmara de Maceió. Além dele, Dudu Ronalsa (PSDB) também foi eleito deputado estadual, enquanto Tereza Nelma (PSDB) alçou voo ainda maior, passando a exercer mandato em Brasília.
Houve também quem conseguiu eleger sucessores, a exemplo do atual presidente da Assembleia, Luiz Dantas (MDB), que será substituído pelo filho, Paulo Dantas (MDB). O mesmo vai ocorrer à família Beltrão, que, se não mais terá João Beltrão como deputado estadual, passará a ter dois representantes: Yvan (PSD) e Marcelo Beltrão (MDB), atual prefeito de Jequiá da Praia.

Camelo é um dos que vão trocar a Câmara pela Assembleia
FOTO: ARQUIVO/GAZETAWEB
Entre os que não conseguiram se reeleger estão Thaíse Guedes (PTB), Edval Gaia (PSDB), Pastor João Luiz (PSC) e Carimbão Júnior (Avante). Já o deputado Marquinhos Madeira (PMDB), que tentou dar lugar ao pai, o ex-prefeito de Maragogi Marcos Madeira (PRTB), é outro que vai se despedir do Legislativo em dezembro próximo.
Além destes, o deputado Dudu Hollanda (PSD) – que desistiu de sua candidatura antes do julgamento de pedido de impugnação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral – lançou o irmão Marcos, mas não conseguiu manter o assento da família Holanda no Legislativo Estadual.
Deixam a Assembleia para assumir vagas na Câmara Federal os deputados Isnaldo Bulhões (MDB), Severino Pessoa (PRB) e Sérgio Toledo (PR), enquanto Rodrigo Cunha (PSDB) será senador a partir do próximo ano.
Deputados que se reelegeram:
Coligação Avança Mais Alagoas II
- Jó Pereira (MDB)
- Ricardo Nezinho (MDB)
- Olavo Calheiros (MDB)
- Marcelo Victor (SD)
- Antônio Albuquerque (PTB)
- Gilvan Barros Filho (PSD)
- Galba Novaes (MDB)
Coligação Círculo Democrático
- Marcos Barbosa (PPS)
- Jairzinho Lira (PRTB)
Coligação Avança Alagoas
- Inácio Loiola (PDT)
- Francisco Tenório (PMN)
Coligação Alagoas com o Povo I
- Davi Davino Filho (PP)
- Bruno Toledo (PSDB)
- Tarcizo Freire (PP)
- Léo Loureiro (PP)
Novos deputados:
Coligação Avança Mais Alagoas II
- Paulo Dantas (MDB)
- Yvan Beltrão (PSD)
- Marcelo Beltrão (MDB)
Coligação Círculo Democrático
- Fátima Canuto (PRTB)
- Flávia Cavalcante (PRTB)
- Breno Albuquerque (PRTB)
Coligação Alagoas Que o Povo Quer
- Silvio Camelo (PV)
Coligação Alagoas com o Povo I
- Cibele Moura (PSDB)
- Ângela Garrote (PP)
- Dudu Ronalsa (PSDB)
- Davi Maia (DEM)
Coligação Muda Alagoas de Verdade
- Cabo Bebeto (PSL)