Hoje em dia é possível encontrar na internet análises de várias coisas, como filmes e restaurantes. Um grupo de amigos resolveu entrar nessa onda de dizer quais lugares são bons, mas não exatamente para levar os amigos ou a família, mas sim para atender ao “chamado da natureza”.
Há um mês, eles lançaram um perfil no Instagram chamado “Onde cagar em Maceió?”. E o nome reflete bem o objetivo da página, que avalia banheiros de estabelecimentos comerciais e também de locais públicos.
O G1 conversou com um dos donos da página, que pediu para não ser identificado. Segundo ele, a equipe – formada por outras duas pessoas – prefere o anonimato para poder continuar avaliando os banheiros sem sofrer represálias de empresários e sem chamar a atenção, já que, algumas vezes eles entram no estabelecimento e vão direto ao banheiro, sem necessariamente consumir alguma coisa.
“Um amigo meu mora no Rio de Janeiro e contou que lá tinha um perfil fazendo sucesso falando dos banheiros da cidade. Ele me perguntou se aqui tinha. Eu gostei da ideia e na mesma hora fiz o perfil aqui de Maceió”, relata o criador da página ouvido pela reportagem.
Os três organizadores da página são homens. Quem os ajuda a avaliar os banheiros femininos são suas namoradas e noivas. Apesar do tom de brincadeira, as análises dos banheiros são sérias e levam muitos pontos em consideração.
“Apesar de parecer brincadeira, também serve como uma ajuda para a sociedade, porque vamos em banheiros públicos, de lojas, restaurantes, em qualquer seguimento. Avaliamos principalmente a higiene, e também vemos outros itens como conforto, infraestrutura, qualidade do papel, se a porta fecha ou não, o cheiro do ambiente, acessibilidade, wi-fi. São vários pontos avaliados”, explica.