Sob a presidência do senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) instalou, na sessão ordinária desta quinta-feira (19), o grupo parlamentar de amizade Brasil-Arábia Saudita, que visa aprofundar as relações diplomáticas entre as nações parceiras. Ainda na sessão ordinária, os senadores aprovaram o nome do diplomata Luís Henrique Sobreira Lopes para a embaixada brasileira na Coreia do Sul e, também, o intercâmbio de informações tributárias entre o Brasil, Suíça e o Reino Unido.
Autor do projeto que criou o grupo parlamentar, o senador Fernando Collor destacou que o Reino da Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e no norte da África, sendo o segundo maior fornecedor de petróleo ao Brasil, atrás apenas da Nigéria. Ele ressaltou ainda o largo potencial para as relações comerciais, dadas as complementaridades produtivas entre os dois países.
“Tradicionalmente voltada para o Oriente Médio e para o eixo EUA-Europa, a diplomacia saudita tem buscado, recentemente, diversificar suas parcerias políticas, tendo no Brasil seu principal parceiro natural na América Latina, sendo a instalação desse Grupo Parlamentar uma efetiva ação bilateral para essa finalidade”.
Uma comitiva da Arábia Saudita virá ao Brasil entre os dias 23 e 26 deste mês. Representando o Senado Federal, Collor visitou o país recentemente e apontou que um dos interesses da delegação saudita será o de discutir a possível compra de unidades do cargueiro KC-390, fabricado pela Embraer, além do aprofundamento das relações diplomáticas entre as nações.
A cooperação interparlamentar se dará por meio de visitas recíprocas, realização de seminários, simpósios e debates, intercâmbio de experiências parlamentares e outras atividades compatíveis com os objetivos do grupo. A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Fernando Collor (PTC-AL) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita.
Como ressaltaram os relatores na CRE, Armando Monteiro (PTB-PE, no acordo com a Suíça) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA, no acordo com o Reino Unido), ambos os países são conhecidos pela representatividade que possuem nas operações financeiras internacionais. A efetivação dos acordos atende, portanto, aos interesses brasileiros, levando em conta preocupações relativas a fraudes, evasões e elisões fiscais, que acabam por erodir o orçamento.








