De Feliz Deserto a Marechal Deodoro são mais de 100 quilômetros de litoral, com muitas praias, histórias e vivências a serem exploradas. Turisticamente a região é conhecida como Lagoas e Mares do Sul e abrange onze cidades. Por lá, grande parte dos municípios faz do encontro do mar com a lagoa um de seus atrativos naturais e turísticos.
Conhecer e desfrutar dos encantos da região se torna ainda mais especial com a garantia de segurança. E o trabalho integrado que vem sendo realizado pelas forças policiais de Alagoas tem proporcionado momentos de mais tranquilidade a turistas, empresários e moradores.
Na Barra de São Miguel, por exemplo, não foram registrados roubos a estabelecimentos comerciais em 2017, conforme dados Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Também houve redução no número roubo de motocicleta. Em Coruripe a redução foi de 15,38% e na Barra de São Miguel de 37,50%.
Quem anda de van de transporte complementar e ônibus intermunicipal com destino às cidades do Litoral Sul também vêm sendo beneficiada com a redução dessa modalidade criminosa. Nenhum roubo foi registrado pela SSP este ano em Coruripe. Na Barra de São Miguel houve o registro de apenas uma ocorrência.
Assim como no Litoral Norte, os municípios turísticos do Sul do Estado receberão policiamento especial até março e serão feitas operações, abordagens, patrulhamento além de atendimento à população em locais que recebem grande fluxo de pessoas.
O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, disse que haverá um esquema especial durante a alta temporada. Equipes da Asfixia irão atuar na Barra de São Miguel e, aos fins de semana, a Delegacia de Polícia do município irá registrar Boletins de Ocorrência (BO) e Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
Na delegacia, equipes do Grupo Especial de Apoio à Investigação (GEAI) vão reforçar o trabalho para agilizar os serviços. Já o Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre) irá atuar na praia do Gunga.
A Polícia Militar também montou um esquema especial de policiamento para as cidades turísticas. Equipes da Força Tarefa, Cavalaria, Batalhões de Radiopatrulha, Rodoviário, Escolar, Ambiental e de Operações Especiais (Bope), além da 3ª e 5ª Companhias Independentes, estarão atuando na região.
O comandante da 5ª Companhia, sediada em Marechal Deodoro, Capitão Queiroz, destacou a importância das ações na região para combater a prática de crimes e garantir a segurança de moradores e turistas.
“Teremos um apoio importante de equipes para reforçar o policiamento na Barra de São Miguel, no Francês, Ilha de Santa Rita e Massagueira. O BPA também será importante, pois dará apoio no patrulhamento pela Lagoa Mundaú”, disse.