Às vésperas das eleições do próximo ano, o debate sobre campanhas eleitorais nas redes sociais norteia o cenário político. Reportagem do site BBC Brasil revelou um exército de perfis falsos usado para influenciar eleitores.
O esquema contaria, inclusive, com empresas especializadas, que contratam funcionários para alimentar esses perfis e emitir opiniões com objetivo de manipular a opinião pública em temas diversos, de interesse do contratante.
A jornalista Juliana Gragnani, que apurou o tema ao longo de três meses, descobriu que a estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais seria similar à usada nas eleições americanas.
Políticos como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL), além do atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), são apontados como possíveis beneficiados pelos serviços.
No entanto, de acordo com o texto, “não há evidências de que os políticos soubessem que perfis falsos estavam sendo usados”.
Leia a matéria na íntegra aqui. (Com Congresso em Foco)