A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) cumpre seu papel e investe para que os agentes penitenciários e demais servidores penitenciários propiciem a dignidade dos internos no cumprimento das penas.
Com uma melhor estrutura para trabalhar e as condições adequadas para promover a ressocialização, nesta terça-feira (28), o secretário da pasta, coronel Marcos Sérgio de Freitas, entregou novos espaços no Presídio Baldomero Cavalcanti.
Após sete anos sem investimentos, a unidade teve a sua enfermaria, módulo III e corredor de acesso totalmente revitalizados. Os serviços foram executados sob a supervisão do chefe de Manutenção Predial da Seris, agente penitenciário Ednilson dos Santos.
“Construímos banheiros, eliminamos infiltrações que poderiam gerar fungos e bactérias, impermeabilizamos lages, recuperamos a alvenaria, rede hidráulica e elétrica”, salienta.
“Agradeço pela iniciativa da Seris, que irá facilita o trabalho dos agentes penitenciários e enfermeiros do Baldomero Cavalcanti. A inserção de vidros nas portas e banheiros das enfermarias, por exemplo, vai gerar mais celeridade e operacionalidade. Esses fatores mostram que houve uma atenção não só com os internos, mas, também, com os servidores, afirma o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Petrônio Lima.
O coronel Freitas lembra que os trabalhos são permanentes no sistema prisional, sempre buscando otimizar a atuação dos agentes penitenciários. “Quem esteve no Baldomero Cavalcanti ontem e retorna hoje percebe a grande diferença, graças ao empenho da Chefia da Unidade e de Manutenção Predial. Sabemos que muito ainda precisa ser feito e por isso fizemos um planejamento estratégico no âmbito administrativo e operacional”.
O próximo passo no Baldomero Cavalcanti será a estruturação do setor de prontuário e dos alojamentos dos agentes penitenciários. Casa de Custódia, Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho, Fábrica de Esperança também já passam por melhorias. E, em breve, os serviços serão concentrados no Presídio Cyridião Durval. “Além das reformas, buscamos manter os espaços preservados, antecipando problemas e agimos de imediato”, lembra Santos.
Agência Alagoas